O Isdinceutics Retinal Intense foi lançado no ano passado, e veio colmatar a falta de um produto com retinóides no portefólio da ISDIN. Confesso que este produto foi amor à primeira vista (da rotulagem, quero dizer), e que iria testá-lo quer a marca me oferecesse uma embalagem, como fez, ou não. Mas a ISDIN conhece-me demasiado bem. E apesar tê-lo usado e gabado no ano passado, apercebi-me que ainda não o tinha feito no blog. Ora, tendo minha experiência esta registada algures no arquivo das stories do Instagram, decidi fazer justiça ao Isdinceutics Retinal Intense a dedicar-lhe, enfim, uma review completa.
O que é?
Um sérum preventivo e redutor dos sinais do envelhecimento com retinal (retinaldeído)
Preço
€57-70 por 50 mL
Ingredientes
Aqua (Water), Dimethicone, Dibutyl Adipate, Niacinamide, Isoamyl Laurate, Lauryl PEG/PPG-18/18 Methicone, Glycerin, Propanediol, Dimethicone/Vinyl Dimethicone Crosspolymer, Alcohol Denat., Bakuchiol, 1,2-Hexanediol, Pentylene Glycol, Caprylic/Capric Triglyceride, Ethylcellulose, Hydroxyacetophenone, Pentaerythrityl Tetra-Di-T-Butyl Hydroxyhydrocinnamate, 4-T-Butylcyclohexanol, Caprylyl Glycol, Parfum (Fragrance), Sodium Acrylates Crosspolymer-2, Polyacrylate Crosspolymer-6, Vigna Aconitifolia Seed Extract, Tocopheryl Acetate, Tocopherol, Citric Acid, Xanthan Gum, Maltodextrin, Melatonin, Retinal (Retinaldehyde), Silica, Disodium EDTA, Phospholipids, Synthetic Fluorphlogopite, CI 77891 (Titanium Dioxide), Ascorbic Acid, T-Butyl Alcohol, Rosmarinus Ocinalis (Rosemary) Leaf Extract, Palmitoyl Tetrapeptide-7, Tin Oxide, Chrysin
Review do Isdinceutics Retinal Intense
Este produto reúne uma série de características que chamaram a minha atenção. Desde já a presença de retinal, um retinóide de elevada eficácia, a sua combinação com outros ativos de eficácia comprovada (que detalharei de seguida), a embalagem airless, e o facto de se tratar de um sérum com 50mL.
O Isdinceutics Retinal Intense foi desenvolvido com os objetivos de acelelar a renovação cutânea, tornando a pele mais homogénea, prevenindo o desenvolvimento e reduzindo a aparência das rugas. Para tal, este sérum contém 0,1% retinal (retinaldeído) encapsulado em lipossomas, que promovem a sua penetração e, a par da embalagem, garantem a sua estabilidade durante a utilização do produto. Por outro lado, e uma vez que o retinal é mais “potente” do que o retinol, os lipossomas proposcionam uma libertação mais gradual deste ativo. O retinal tem uma série de efeitos benéficos para a pele. Mas, em suma, permite acelerar a renovação da epiderme, tornando a pele mais suave e de tom homogéneo, enquanto promove a produção e preservação de colagénio, elastina, ácido hialurónico e restantes componentes da derme da pele. Os efeitos do retinal são ainda complementados pelo extrato de Vigna aconitifolia e bakuchiol, que mimetizam os seus efeitos, sendo que este último ingrediente poderá aumentar a produção de recetores para o retinal. E de facto, a ISDIN publicou mesmo um estudo clínico em que demonstra a sua eficácia da combinação destes três ingredientes para a melhoria da firmeza, elasticidade, número de rugas e tonalidade da pele.
Adicionalmente, o Isdinceutics Retinal Intense contém niacinamida, que demonstrou contribuir modestamente para a redução das rugas e manchas, enquanto promove a regeneração da função de barreira da pele, bem como palmitoyl tetrapeptide-7, redutor da inflamação, melatonina e vitamina E, antioxidantes. Para minimizar a sensação de desconforto que pode resultar do uso de produto com retinóides, este sérum contém ainda 4-t-butylcyclohexanol.
No que à aparência e textura diz respeito, o Isdinceutics Retinal Intense trata-se de um sérum bifásico que deve ser misturado imediatamente antes da aplicação, adquirindo uma textura leitosa. Tem uma leve fragrância floral e deixa a pele com um acabamento luminoso. Durante a utilização, o efeito homogeneizador da textura da pele é notório. Essa é a primeira e principal “pista” que procuro num produto contendo retinol ou retinal, até porque não tenho rugas. Também senti a pele muito luminosa durante a utilização, o que poderá estar relacionado com o aspeto anterior. Não senti qualquer descamação, prurido ou irritação, o que, para um produto com 0,1% retinal numa utilizadora intermitente de retinóides, é muito bom. Não fosse eu uma espécie de cobaia humana de cosméticos, e provavelmente usá-lo-ia de forma contínua.
Por fim, e não menos importante, o preço parece-me totalmente ajustado considerando o tipo de embalagem, capacidade, tecnologia e investigação envolvidas no desenvolvimento do produto. É sem dúvida um dos meus produtos favoritos de sempre!
Para quem recomendo o Isdinceutics Retinal Intense?
Este sérum pode ser usado em todos os tipos de pele, podendo causar uma leve descamação, desidratação e aumento da secura da pele nas primeiras semanas de uso. Tratando-se de uma emulsão, este sérum será mais do que suficiente para a pele oleosa na rotina noturna. Já numa pele seca ou normal será necessário continuar a usar o creme hidratante. A marca recomenda-o mesmo para pele sensível, pelo que apenas o desaconselharia em caso se sensibilidade extrema, doença dermatológica ou intolerância reconhecida aos retinóides.
Deixe um comentário