O Isdinceutics Retinal Intense foi lançado no ano passado, e veio colmatar a falta de um produto com retinóides no portefólio da ISDIN. Confesso que este produto foi amor à primeira vista (da rotulagem, quero dizer), e que iria testá-lo quer a marca me oferecesse uma embalagem, como fez, ou não. Mas a ISDIN conhece-me demasiado bem. E apesar tê-lo usado e gabado no ano passado, apercebi-me que ainda não o tinha feito no blog. Ora, tendo minha experiência esta registada algures no arquivo das stories do Instagram, decidi fazer justiça ao Isdinceutics Retinal Intense a dedicar-lhe, enfim, uma review completa.

O que é?

Um sérum preventivo e redutor dos sinais do envelhecimento com retinal (retinaldeído)

Preço

€57-70 por 50 mL

Ingredientes

Aqua (Water), Dimethicone, Dibutyl Adipate, Niacinamide, Isoamyl Laurate, Lauryl PEG/PPG-18/18 Methicone, Glycerin, Propanediol, Dimethicone/Vinyl Dimethicone Crosspolymer, Alcohol Denat., Bakuchiol, 1,2-Hexanediol, Pentylene Glycol, Caprylic/Capric Triglyceride, Ethylcellulose, Hydroxyacetophenone, Pentaerythrityl Tetra-Di-T-Butyl Hydroxyhydrocinnamate, 4-T-Butylcyclohexanol, Caprylyl Glycol, Parfum (Fragrance), Sodium Acrylates Crosspolymer-2, Polyacrylate Crosspolymer-6, Vigna Aconitifolia Seed Extract, Tocopheryl Acetate, Tocopherol, Citric Acid, Xanthan Gum, Maltodextrin, Melatonin, Retinal (Retinaldehyde), Silica, Disodium EDTA, Phospholipids, Synthetic Fluorphlogopite, CI 77891 (Titanium Dioxide), Ascorbic Acid, T-Butyl Alcohol, Rosmarinus Ocinalis (Rosemary) Leaf Extract, Palmitoyl Tetrapeptide-7, Tin Oxide, Chrysin

Review do Isdinceutics Retinal Intense

ISDIN Isdinceutics Retinal Intense Serum

Este produto reúne uma série de características que chamaram a minha atenção. Desde já a presença de retinal, um retinóide de elevada eficácia, a sua combinação com outros ativos de eficácia comprovada (que detalharei de seguida), a embalagem airless, e o facto de se tratar de um sérum com 50mL.

O Isdinceutics Retinal Intense foi desenvolvido com os objetivos de acelelar a renovação cutânea, tornando a pele mais homogénea, prevenindo o desenvolvimento e reduzindo a aparência das rugas. Para tal, este sérum contém 0,1% retinal (retinaldeído) encapsulado em lipossomas, que promovem a sua penetração e, a par da embalagem, garantem a sua estabilidade durante a utilização do produto. Por outro lado, e uma vez que o retinal é mais “potente” do que o retinol, os lipossomas proposcionam uma libertação mais gradual deste ativo. O retinal tem uma série de efeitos benéficos para a pele. Mas, em suma, permite acelerar a renovação da epiderme, tornando a pele mais suave e de tom homogéneo, enquanto promove a produção e preservação de colagénio, elastina, ácido hialurónico e restantes componentes da derme da pele. Os efeitos do retinal são ainda complementados pelo extrato de Vigna aconitifolia e bakuchiol, que mimetizam os seus efeitos, sendo que este último ingrediente poderá aumentar a produção de recetores para o retinal. E de facto, a ISDIN publicou mesmo um estudo clínico em que demonstra a sua eficácia da combinação destes três ingredientes para a melhoria da firmeza, elasticidade, número de rugas e tonalidade da pele.

Adicionalmente, o Isdinceutics Retinal Intense contém niacinamida, que demonstrou contribuir modestamente para a redução das rugas e manchas, enquanto promove a regeneração da função de barreira da pele, bem como palmitoyl tetrapeptide-7, redutor da inflamação, melatonina e vitamina E, antioxidantes. Para minimizar a sensação de desconforto que pode resultar do uso de produto com retinóides, este sérum contém ainda 4-t-butylcyclohexanol.

No que à aparência e textura diz respeito, o Isdinceutics Retinal Intense trata-se de um sérum bifásico que deve ser misturado imediatamente antes da aplicação, adquirindo uma textura leitosa. Tem uma leve fragrância floral e deixa a pele com um acabamento luminoso. Durante a utilização, o efeito homogeneizador da textura da pele é notório. Essa é a primeira e principal “pista” que procuro num produto contendo retinol ou retinal, até porque não tenho rugas. Também senti a pele muito luminosa durante a utilização, o que poderá estar relacionado com o aspeto anterior. Não senti qualquer descamação, prurido ou irritação, o que, para um produto com 0,1% retinal numa utilizadora intermitente de retinóides, é muito bom. Não fosse eu uma espécie de cobaia humana de cosméticos, e provavelmente usá-lo-ia de forma contínua.

Por fim, e não menos importante, o preço parece-me totalmente ajustado considerando o tipo de embalagem, capacidade, tecnologia e investigação envolvidas no desenvolvimento do produto. É sem dúvida um dos meus produtos favoritos de sempre!

Para quem recomendo o Isdinceutics Retinal Intense?

Este sérum pode ser usado em todos os tipos de pele, podendo causar uma leve descamação, desidratação e aumento da secura da pele nas primeiras semanas de uso. Tratando-se de uma emulsão, este sérum será mais do que suficiente para a pele oleosa na rotina noturna. Já numa pele seca ou normal será necessário continuar a usar o creme hidratante. A marca recomenda-o mesmo para pele sensível, pelo que apenas o desaconselharia em caso se sensibilidade extrema, doença dermatológica ou intolerância reconhecida aos retinóides.

Conheça todos os meses os produtos favoritos da comunidade!

Vamos conversar?


Publicado

em

, , ,

Comentários

12 comentários a “Isdinceutics Retinal Intense sérum”

  1. Avatar de Gabriela Silva
    Gabriela Silva

    Se já tinha intenção de o comprar assim que terminar os que tenho, agora mais do que nunca tenho a certeza que será o próximo . A minha questão é, pode este produto passar a fazer parte da rotina sempre? Cada vez que termina uma embalagem devemos comprar e continuar a usar ?
    Obrigada

    1. Avatar de martasbcf

      Desde que a pele tolere, não há qualquer problema! Gosto apenas de relembrar que os cosméticos não fazem milagres. Isto é, a partir de algum tempo, a “margem” se notarem resultados diminui com qualquer produto.

  2. Avatar de Ana Pereira
    Ana Pereira

    Olá! Poderá ser usado na primavera e verão ou é mais prudente suspender? Obrigado!

    1. Avatar de Marta Ferreira

      Olá Ana! Pode usar todo o ano. Ao contrário do que muita gente diz, o retinol não torna a pele mais sensível à exposição solar.

  3. Avatar de ANA MARTA
    ANA MARTA

    Comecei a usar na semana passada e sinto picadas na pele, por cima das sobrancelhas fica vermelho, fico com alguma comichão.
    Que devo fazer?

    1. Avatar de Marta Ferreira

      Olá Ana Marta! Pode acontecer quando se começaa usar produtos com retinóides. Neste caso deve parar a aplicação e retomar usando o produto tal como recomendado na embalagem.

  4. Avatar de Rita
    Rita

    Olá! Como fazer a introdução do retinal, já usando retinol? Pele mistas tendência acneica. Obrigada

    1. Avatar de Marta Ferreira

      Olá Rita! A este respeito, sugiro que siga as recomendações de utilização que a marca faz na embalagem deste produto.

  5. Avatar de Daniela Cruz
    Daniela Cruz

    Tenho 40 anos iniciei o retinol com o creme da NEUTROGENA bost retinol… a minha pele tolerou muito bem e quando finalizei. Comecei a usar o segle clear( tenho acne e marcas) e passado uma semana de utilização ( 3x) mesmo tive um reação nas pálpebras e zona das olheiras… pele muito vermelha e inchada. Levou cerca de 7 dias a recuperar. Entretanto voltei a tentar novamente e aconteceu o mesmo… parei o produto. E a pele estabilizou… a minha questão é será que é normal acontecer este tipo de reação mesmo tendo o cuidado de n colocar junto à área em redor dos olhos?

    1. Avatar de Marta Ferreira

      Olá Daniela! Mesmo não aplicando o produto nessa zona, é possível que este migre através da pele. Para evitá-lo, sugiro que aplique outro creme na zona de contorno de olhos antes do produto com retinol.

  6. Avatar de Pedro Miguel
    Pedro Miguel

    Bom dia
    O produto contém alcool!!

    1. Avatar de Marta Ferreira

      Olá Pedro! Não há qualquer problema em usar cosméticos com álcool. As concentrações usadas são baixas e adequadas para uso facial.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Cosmética com ciência para consumidor@s exigentes e conscientes.

Marta Ferreira, farmacêutica e fundadora da comunidade “a pele que habito