Embora não seja tão reconhecida como o retinol ou a vitamina C, a niacinamida é um dos ingredientes ativos mais testados e de eficácia comprovada. Trata-se de uma das formas químicas da vitamina B3 usada em cosméticos, tal como o ácido nicotínico e dos seus derivados que nada tem a ver com a nicotina do tabaco. Assim, a vitamina B3 é essencial para que as células realizem uma série de processos fisiológicos.
Estas características aliadas ao facto de ser uma molécula pequena e penetrar a pele com alguma facilidade fazem dela um ingrediente interessante em cosmética. Além disso, e em comparação com alguns dos ingredientes acima referidos, a niacinamida tem as vantagens de não se degradar com a exposição à luz ou ao calor nem ser sensibilizante nas concentrações em que é eficaz.
Funções da niacinamida
Esta multiplicidade de funções nas células humanas confere à niacinamida uma grande variedade de ações para a pele:
- Melhoria da capacidade de hidratação da pele
Isto deve-se ao facto de a niacinamida estimular a síntese de ceramidas e ácidos gordos mas também proteínas como a queratina e a filagrina que ajudam a reter a água entre as células e dessa forma promovem a hidratação da pele. Isto reforça a função de barreiraque a pele tem para com o exterior, fazendo com que se torne também mais impermeável e protegida das agressões ambientais, tais como detergentes, alergenos e outras substâncias irritantes.
Além disso, a inflamaçãocontribui significativamente para o envelhecimento e desenvolvimento de pigmentação, e por isso o reforço da barreira cutânea é também importante no cuidado a longo prazo.
- Regulação da produção de sebo

A niacinamida é capaz de interferir com a atividade das glândulas sebáceas reduzindo a produção de sebo. Por esse motivo, também os poros dilatados poderão tornar-se menos visíveis, e por isso a textura da pele tenderá a tornar-se mais regular.
- Melhoria das características da derme
A derme localiza-se sob a epiderme, e a ela se devem a firmeza e elasticidade da pele que se tornam cada vez menores à medida que envelhecemos e também aqui a niacinamida exerce várias funções.
Este ingrediente é capaz de aumentar a produção de colagéneo, a principal proteína responsável pela firmeza da pele. Além disso, alguns tratamentos com esta molécula revelam que é capaz de aumentar a elasticidade cutânea, sem no entanto se conhecer a razão deste efeito.
- Redução da pigmentação
A niacinamida inibe a transferência de melanossomas contendo melanina a partir das células que os produzem para as restantes células da pele. Estudos sugerem uma redução significativa da pigmentação da pele por aplicação de um produto contendo pelo menos 5% de niacinamida, ao fim de 8 semanas.
Além disso, a niacinamida reduz o amarelecimento da pele que se vai instalando com a idade, e se deve à glicação que afeta proteínas como o colagénio ou a elastina.

Este vídeo ajuda a compreender melhor a glicação
- Proteção contra a radiação solar
Após a aplicação de produtos contendo este ingrediente a pele parece ficar mais protegida dos efeitos nocivos que a radiação solar exerce sobre a pele.
Uso em cosmética
- Acne
Para além de reduzir a produção de sebo e melhorar a textura da pele acneica, a niacinamida pode ser vantajosa para o tratamento deste problema de pele ao reduzir a resposta inflamatória que dá origem às borbulhas e quistos.
A diminuição da concentração de sebo à superfície da pele foi conseguida ao fim de 4 semanas com uma concentração de 2% de niacinamida, assim como a redução das lesões inflamatórias da acne foi alcançada após 8 semanas com a aplicação de um gel contendo este ingrediente a 4%.
- Retardar os sinais do envelhecimento
A capacidade da niacinamida melhorar a hidratação da pele, mas sobretudo o seu efeito sobre a composição da barreira e redução na inflamação da derme fazem deste um ingrediente priveligiado para atrasar e reduzir os sinais da idade sobre a pele.
Vários estudos demonstram a eficácia deste ingrediente na redução da profundidade das rugas ao longo do tempo e com um uso regular. Além disso, a pele tende a tornar-se mais elástica, e o aspeto dos poros pode mesmo ser atenuado.
- Atenuar a hiperpigmentação
O aparecimento de manchas na pele pode resultar de um ou vários fatores como a exposição solar, alterações hormonais ou lesões inflamatórias (borbulhas, feridas, etc.). Nesse sentido, a niacinamida pode ser um ingrediente interessante para prevenir ou atenuar o aparecimento da pigmentação, já que reduz a inflamação cutânea, protege da radiação solar e ao mesmo tempo impede que a melanina se espalhe pelas células da pele.
Além disso, a cor da pele torna-se mais uniforme pela interrupção do processo da glicação das suas proteínas.
Estes efeitos foram comprovados em diversos estudos realizados em humanos, demonstrando-se significativos em concentrações de 2 a 5%.
- Reduzir a sensibilidade da pele
Tal como seria de prever, e ao reparar a função de barreira da pele, a niacinamida é capaz de melhorar a sua tolerância em pessoas cuja hidratação cutânea esteja comprometida, sejam aquelas que têm pele seca ou sofrem de rosácea.

Cuidados
- Outras formas de vitamina B3
Embora a forma mais comum seja a niacinamida, que em concentrações moderadas tem um efeito benéfico para as peles mais sensíveis, sabe-se que o ácido nicotínico e os seus derivados estimulam a circulação sanguínea e dessa forma podem levar a um aumento da vermelhidão da pele. Isto é especialmente importante para que sofre de rosácea, e pode mesmo anular algumas das vantagens deste ingrediente.
No entanto, sabe-se que o ingrediente nicotinato de miristoílo, um derivado do ácido nicotínico, apresenta todos os benefícios de um produto contendo vitamina B3 sem provocar vermelhidão.
Deixe um comentário