Sobre mim

marta ferreira a pele que habito

Não sei o que me reserva o futuro, mas estou certa de que a cosmética estará sempre nos meus planos!

Marta Ferreira farmacêutica e criadora do blog “a pele que habito”

A minha paixão pelo mundo da beleza começou pelo cabelo, e a relação que mantinha com o champô era tudo menos utilitária. Aquela embalagem, que prometia cabelos suaves, lisos e esvoaçantes, concentrava em si alguns dos meus sonhos de infância e adolescência, que se estendiam muito para lá da beleza. Tenho a certeza de que não era a única.

Hoje sou particularmente aficionada por produtos para a pele. Não de uma forma tão aspiracional como dantes. A investigação, as centenas de aconselhamentos, os muitos anos de blogue e conversas diárias com pessoas que, como eu, adoram este tema deram-me a conhecer a ciência que explica os efeitos e limitações dos produtos cosméticos, mas também os «truques» que estão por detrás da sua publicidade.

Comecei o “a pele que habito” no penúltimo ano do Mestrado Integrado em em Ciências Farmacêuticas, e desde então a minha paixão pela cosmética não parou de crescer. 

Seguiram-se dois estágios em empresas de desenvolvimento de produtos cosméticos, dispositivos médicos e medicamentos, uma Pós-Graduação em Cosmetologia Avançada na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e um Mestrado em Tecnologia Farmacêutica, também no Porto.

Pelo meio, realizei também aconselhamento personalizado de cosméticos e outros produtos de saúde numa loja on-line. Fui ainda formadora de equipas de vendas numa marca de produtos cosméticos.

Em 2020 concluí o Mestrado em Tecnologia Farmacêutica e lancei “O Livro da Pele”, no qual exploro a fisiologia, o expossoma e conselhos práticos para melhor cuidar do maior órgão do corpo humano.

Atualmente, frequento o Doutoramento em Ciências Farmacêuticas na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, onde lecionei aulas práticas da disciplina de Tecnologia Farmacêutica aos estudantes do Mestrado Integrado.