Vamos ser sinceros: quantos de nós dão ao pescoço metade da atenção que dão ao rosto? E na verdade, esta zona está igualmente exposta às agressões provocadas pela radiação solar e pela poluição. Como resultado desta falta de atenção e proteção, a pele do pescoço pode mesmo acabar por envelhecer mais rápido do que a pele do rosto. E ao fim de alguns anos, é normal vermos pessoas com um rosto bem conservado e um pescoço flácido, enrugado ou até com manchas.
Assim sendo, hoje falo-vos dos cuidados que devemos ter com esta zona do corpo, e se de facto necessitam de produtos específicos.
Pescoço vs rosto
Para além do processo de envelhecimento normal, a pele do pescoço tende a ser mais fina do que a pele do rosto, tornando-a mais permeável à radiação e também às diversas substâncias que contactam à superfície.
Além disso, esta pele contém um menor número de glândulas sebáceas, o que também contribui para uma menor proteção contra o exterior.
Por outro lado, a proximidade ligação ao queixo, onde ao longo dos anos tende a acumular-se gordura; e a forma como a pele do pescoço está ligada ao esquelto, tecido adiposo e muscular, são fatores anatómicos que propiciam a perda de firmeza no pescoço.
Cuidados a ter com produtos utilizados no pescoço
Uma vez que a pele do pescoço é mais fina do que a do rosto, é natural que alguns produtos que são utilizados no rosto possam ser potencialmente sensibilizantes quando usados no pescoço. Assim, é necessário ter cuidado com produtos que contenham ingredientes como ácidos ou outros esfoliantes, retinóides, álcool em concentrações elevadas, ou produtos que contenham fragrâncias irritantes (menta, eucalipto, canela, etc.).
Envelhecimento
Um clichê.
Mas na verdade, é sempre a melhor aposta.

Este passo é especialmente importante se estendem a vossa rotina de prevenção do envelhecimento à zona do pescoço. É preferível utilizar esfoliantes ácidos, principalmente o ácido glicólico que tem também uma boa ação anti-envelhecimento. Este cuidado ajuda a que todos os produtos que coloquemos no pescoço sejam absorvidos com mais facilidade.
Tenho a certeza que já usam protetor solar no rosto todos os dias (se não, é uma boa altura para pensar nisso) mas aplicam-no também no pescoço? A pele é mais fina do que a do rosto, logo mais permeável à radiação. Então, este deve ser o principal foco na prevenção e tratamento do envelhecimento da pele desta zona. É sem dúvida o gesto mais eficaz!

-
- Usar um cuidado anti-envelhecimento
A verdade é que os melhores ingredientes para a correção do envelhecimento são também os melhores ingredientes para a prevenção. Assim, e seja qual for a idade em que nos encontramos, é sempre interessante utilizar produtos contento vitamina C, ácido glicólico, niacinamida, e principalmente retinóides.
Há quem defenda que estar constantemente com o rosto inclinado, caminhar com as costas pouco direitas ou utilizar o computador e telemóvel olhando para baixo são gestos que podem acelerar a perda de firmeza da pele do pescoço. Por este motivo, mas acima de tudo pela saúde das nossas costas, é importante prestar atenção à postura no dia-a-dia.
Não será fácil corrigir o aspeto da pele envelhecida do pescoço sem recorrer a cirurgia ou outros tratamentos de medicina estética. Especialmente quando a pele está bastante enrugada, pigmentada, ou quando a flacidez da pele se deve a uma grande perda de peso. Mas ainda assim, existem alguns produ
-
- Produtos anti-envelhecimento e refirmantes

Quando falamos de tratamento, a prioridade será sempre a escolha de ingredientes com eficácia provada no combate ao envelhecimento, como os acima mencionados. Quer sejam direccionados para a pele do pescoço ou não.
Mas se o problema passa pela falta de firmeza, existem produtos anti-envelhecimento com ação refirmante que podem melhorar ligeiramente a aparência da pele flácida. Estes produtos contêm polímeros ou péptidos, que tensionam a pele do rosto, mas os seus efeitos são apenas temporários.
À margem do tratamento, e mesmo quando já são visíveis os primeiros sinais de envelhecimento, é da maior importância continuar utilizar o protetor solar diariamente, para travar o seu avanço!
Quando o problema está no aparecimento de manchas, é necessário utilizar um tratamento despigmentante semelhante àquele que se realiza para o rosto. Podem encontrar algum destes produtos
aqui. É de realçar que a pele do pescoço tende a ser mais sensível do que a do rosto, e por isso o uso de concentrações elevadas dos ingredientes despigmentantes para esta finalidade poderá ser sensibilizante para algumas pessoas.
Em qualquer dos casos, é sempre interessante utilizar produtos contendo ingredientes como a vitamina C, niacinamida ou retinóides. E acima de tudo, é importante usar sempre protetor solar!
Deixe um comentário