O sérum Caudalie Vinoperfect é um dos produtos mais vendidos em países como Portugal e França para a prevenção e redução de manchas. Já usei este sérum há alguns anos, e gostei bastante. Recentemente a SweetCare ofereceu-me uma nova embalagem, e decidi refrescar a memória por forma a conseguir fazer a review deste produto.
O que é o Caudalie Vinoperfect sérum?
Um sérum anti-manchas para todos os tipos de pele.
Alegações
Pele mais luminosa.
Corrige e previne o aparecimento de todo o tipo de manchas (sol, acne, melasma, envelhecimento).
Adequado para todo o tipo de pele, mesmo a mais sensível.
Preço
€34 a 47 por 30 mL
Ingredientes
Aqua/water/eau, Butylene Glycol, Glycerin, Cococaprylate/ Caprate, Squalane, Palmitoyl Grapevine Shoot Extract, Polyglyceryl-3 Distearate, Bisabolol, Glyceryl Stearate, Xanthan Gum, Caprylyl Glycol, Microcrystalline Cellulose, Polyacrylate Crosspolymer-6, Potassium Sorbate, Glyceryl Stearate Citrate, Citric Acid, Sodium Phytate, Sodium Hydroxide, Parfum (Fragrance).
Review do Caudalie Vinoperfect sérum
Não é segredo que não sou fã da comunicação da Caudalie, e por isso afasto já o elefante da sala. Porém, é inegável que a marca tem alguns produtos excelentes, e o sérum Caudalie Vinoperfect é provavelmente um dos meus favoritos, a par do óleo de limpeza, do creme de mãos Vinotherapist e do falecido creme para contorno de olhos da Premier Cru (paz à sua alma). Este sérum foi lançado pela primeira vez em 2005, tendo sofrido ligeiras reformulações desde então. É um produto do qual tenho muitas reviews de leitores/as, algumas delas presentes nesta publicação. E, apesar de nem sempre ter cumprido as expectativas, o conjunto das opiniões parece apontar para a eficácia deste produto.
Ao contrário de grande parte dos produtos antimanchas do mercado, que contêm mais do que um ativo, o Caudalie Vinoperfect sérum deve a sua eficácia essencialmente ao extrato patenteado da seiva de videira (palmitoyl grapevine shoot extract), rico em viniferina. A viniferina é um composto formado por duas moléculas de resveratrol, um dos principais antioxidantes produzidos pela vinha. De acordo com estudos da Caudalie realizados em células (in vitro), a viniferina será 62 vezes mais eficaz do que a vitamina C para inibir a formação de melanina pela enzima tirosinase, e 4 vezes mais eficaz do que o ácido kójico. Futuramente, seria interessante conhecer também a eficácia da viniferina em comparação, por exemplo, com a hidroquinona, o “padrão de ouro” no que diz respeito à ação despigmentante. Num in vitro e clínico incluindo 60 participantes, desta vez realizado pela LVMH, um extrato de seiva de videira contendo viniferina demonstrou uma ação antioxidante superior à das vitaminas C e E, e reduziu a aparência de diversos sinais do envelhecimento. Infelizmente, o estudo completo do Vinoperfect sérum já não se encontra disponível, e o extrato utilizado será diferente daquele que a Caudalie desenvolveu. Ainda assim, estes resultados confirmam o interesse destes compostos para o desenvolvimento de ingredientes cosméticos. Este sérum contém ainda vitamina E, um antioxidante amplamente reconhecido e eficaz, e bisabolol, originário da camomila, que acalma a pele.
Entretanto, a Caudalie desenolveu estudos clínicos, nos quais se verificou que o sérum Vinoperfect reduziu 63% (ou até 63%) a tonalidade das manchas em 65 voluntárias, resultados obtidos por dermatologistas, e que 91% das voluntárias foi capaz de percecionar os efeitos do produto.
Apesar de se tratar de um sérum antimanchas, aquilo de que mais gosto no sérum Vinoperfect é a sua multifuncionalidade. Além da ação despigmentante, este sérum é antioxidante, calmante, e possui uma elevada tolerância, tornando-se um dos poucos produtos no mercado que consigo facilmente recomendar como antioxidante diário para pele sensível. A sua formulação consiste numa emulsão, contendo óleos leves, que deixam na pele um acabamento luminoso e permitem que o produto seja absorvido de forma mais lenta. Desta forma, senti que a utilização do Vinoperfect permitiu manter a hidratação da pele por mais tempo, conferindo um acabamento luminoso. Tenho apenas uma pequena mancha (lentigo senil) do lado esquerdo do rosto, e por isso a minha capacidade de avaliação da ação despigmentante é limitada. Tenho a impressão que a pigmentação foi atenuada, mas não posso afirmá-lo com certeza.
Para quem recomendo o Caudalie Vinoperfect sérum?
Não esperaria milagres com este (nem qualquer outro) produto, mas sim uma prevenção e atenuação da intensidade de manchas de melanina. E para esse propósito, a minha experiência e o vosso feedback enchem-me as medidas. O Caudalie Vinoperfect tem ainda a vantagem de ser bem tolerado, e proteger a pele dos efeitos nocivos dos radicais livres.
Deixe um comentário