A queratose pilar é muitas vezes chamada de “pele de galinha” ou “pele de morango”, é além de ser muito comum não representa nenhum problema de saúde da pele. Surge geralmente surge antes dos 2 anos ou na adolescência, podendo continuar a manifestar-se ao longo da idade adulta, e tende a aparecer nos braços e pernas, podendo por vezes desenvolver-se nas bochechas e tronco. Dificilmente a queratose pilar desaparecerá de forma permanente, mas é possível atenuar a sua aparência.
O que é a queratose pilar?
A queratose pilar consiste no desenvolvimento de obstruções de queratina dos folículos pilossebáceos, com cerca de 1 a 2 mm de diâmetro. Por vezes, a pele em torno do folículo pode inflamar, gerando vermelhidão e comichão. Em muitas pessoas, a queratose pilar parece estar mais associadas ao tempo frio e a situações em que esta pele do corpo se encontra mais seca.
Quais são os melhores cremes para queratose pilar?
Para reduzir a aparência de “pele de galinha” ou “pele de morango“, a prioridade é desobstruir o folículo, quando esta se encontra visível, e prevenir nova obstrução, no caso de prevenção. Assim, os produtos para queratose pilar serão sensivelmente os mesmos, variando as concentrações dos ingredientes usados.
Esfoliantes
Estes produtos devem ser usados aquando da higiene da pele, nas zonas com queratose pilar. Posteriormente, é importante hidratar a pele com um creme ou loção. Porém, a sobreposição de produtos contendo esfoliantes para queratose pilar pode gerar irritação.
Martiderm esfoliante corporal
Gosto deste esfoliante por ter 2% de ácido salicílico e grânulos de vários tamanhos. Se a pele não estiver bem molhada pode tornar-se agressivo… Mas se o usarem “com carinho”, terá um excelente efeito na aparência da queratose pilar.
Garnier PureActive Intensive
É um produto de rosto, com 2% de ácido salicílico, e bastante económico. Pessoalmente, sinto que tem demasiado mentol, e acho-o muito irritante para o seu propósito original. E a menos que tenham uma pele muito sensível, podem perfeitamente usá-lo no corpo.
La Roche Posay Effaclar micropeeling
Este produto possui igualmente ácido salicílico, mas não contém partículas que proporcionam esfoliação física. Assim, para uma pele sensível, será mais indicado.
Hidratantes
Para mim, estes são os melhores hidratantes para queratose pilar e outras hiperqueratoses (calcanhares, cotovelos, etc.), bem como para reduzir os pêlos encravados (foliculites). Estes cremes têm um papel simultâneo de hidratação e esfoliação, podendo substituir os anteriores. Dependendo da concentração de ativos, podem ou não ser usados diariamente (ver descrição).
Cien Urea 10%
Não preciso de explicar porque é que escolhi este produto pois não? Barato e ideal para quem procura um hidratante diário que previna a acumulação de queratina! A maioria das pessoas conseguirá mesmo aplicar em combinação com esfoliantes, sem sofrer qualquer irritação.
Além da ureia a 10%, este hidratante contém também ácido salicílico que auxilia na promoção da esfoliação da pele. Deixa ainda a pele hidratada por muito tempo.
Babaria Urea Anti-gretas
Um produto com excelente relação qualidade/preço, que será indicado para uma fase inicial. Porém, não aconselho que o combinem com um esfoliante no mesmo dia, nem que o usem diariamente.
Deixe um comentário