O K18 é uma máscara capilar que promete reverter os danos acumulados no cabelo. O primeito produto deste tipo (bond builder) foi o Olaplex nº3, e já existem várias marcas a lançar (ou pelo menos tentar) a sua versão. E perante este novo segmento, as comparações e dúvidas são inevitáveis. Será que o K18 funciona? E será melhor ou pior do que o Olaplex nº3? Hoje partilho a minha opinião!
O que é o K18 Leave in Molecular Repair Mask?
Uma máscara capilar para cabelo danificado
Preço
€40-50 por 50 mL
Alegações
Reconecta as ligações dissulfureto das proteínas capilares para conferir mais força e espessura ao cabelo
Restaura o cabelo mesmo em caso de dano extremo
Proporciona resultados imediatos e duradouros
Ingredientes
Water (Aqua) (Eau), Alcohol Denat., Propylene Glycol, Cetearyl Alcohol, Dicaprylyl Ether, Cetyl Esters, Behentrimonium Chloride, Polysorbate 20, SH-Oligopeptide-78 (K18PEPTIDE™), Hydrolyzed Wheat Protein, Hydrolyzed Wheat Starch, Isopropyl Alcohol, Tocopherol, Phenoxyethanol, Potassium Sorbate, Citric Acid, Fragrance (Parfum), Geraniol, Linalool, Hexyl Cinnamal, Benzyl Alcohol.
Review
A K18 é uma marca americana de produtos capilares que se destaca pelo péptido patenteado SH-Oligopeptide-78 (K18PEPTIDE™). Mas na verdade, este péptido foi desenvolvido em Portugal, por cientistas da Universidade do Minho! De acordo com a marca, o SH-Oligopeptide-78 penetrará até à camada mais profunda da fibra capilar, a medula, reparando o dano até ao córtex, ao contrário dos concorrentes do mercado, que atuarão apenas nesta última mais camada superficial. Contudo, os resultados de um outro estudo de investigadores da Universidade Católica e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto não confirmam esta alegação. Aliás, quando comparado com o Olaplex, o K18 parece mesmo ser menos eficaz a recuperar as ligações dissulfureto, e penetrar menos profundamente na fibra capilar.
Desconhecia estes dados antes de começar a testar o produto, e por isso a análise do resultado foi especialmente interessante! O acabamento do cabelo após a utilização é muito semelhante: Fica muito suave, fácil de pentear e a definição dos caracóis mantém-se por mais tempo. No entanto, este efeito poderá dever-se simplesmente ao efeito superficial dos péptidos, e aos condicionadores contidos no produto. Se assim for, é possível que este efeito desapareça nas lavagens seguintes. E se isso se confirmar, é possível que muitas pessoas não estejam disponíveis para investir em produtos cujos efeitos que duram aproximadamente o mesmo do que os efeitos do seu condicionador normal. Infelizmente, este foi o resultado que senti quer com o Olaplex, quer com o K18. O meu cabelo não retém os efeitos dos produtos após as lavagens em que os produtos não são utilizados, ou, a existir, este efeito é impercetível. E de facto, a marca recomenda que os produtos sejam reutilizados periodicamente. Prefiro no entanto usar o K18 uma vez que não requer os 10 minutos (ou horas) de pausa do Olaplex.
Entretanto, e após ler o estudo de que vos falei, fiquei tentada a experimentar usar primeiro o Olaplex (que penetrará mais profundamente) e depois o K18! E não é que o cabelo ficou ótimo? Incrível mesmo! E acho que desta vez o efeito pode ter sido mais duradouro Infelizmente não tinha K18 suficiente para confirmar a experiência, e convenhamos que fica bastante caro.
Por isso, e com muita pena, só posso dizer-vos que, tal como o Olaplex, o K18 não correspondeu às minhas expectativas.
Deixe um comentário