Esta publicação dirige-se tanto às pessoas que não usam quase nada, como àquelas que usam de tudo um pouco. Não é surpresa para ninguém que eu me incluo neste último grupo, e já por várias vezes tive que deixar de utilizar algum produto por ser demasiado agressivo para a minha pele. Afinal de contas, ninguém me mandou usar ácido glicólico a 10% todos os dias…
De uma maneira geral, produto ou uma rotina podem não ser os mais adequados para nós por vários motivos: tipo de pele, frequência de utilização errada, variações hormonais, sensibilidade da pessoa, interação outros produtos que estejamos a usar… uma série de outras coisas que podem acontecer na nossa vida.
Por isso, hoje falo-vos dos motivos mais comuns para alterarem produtos no vosso dia-a-dia, e de como planear essa mudança.
Se a vossa pele se encontra constantemente vermelha, com prurido ou a descamar, é sinal de que poderão estar a utilizar um ou mais produtos pouco indicados para o vosso tipo de pele ou grau de sensibilidade.
Geralmente isto acontece quando usamos produtos com fragrâncias, óleos essenciais mas também ácidos concentrados (glicólico, salicílico, látco, etc.) , retinóides ou até produtos de limpeza com grande ação detergente e que façam espuma.
Para ter a certeza de qual o produto que causa a a inflamação, devem começar por retirar aquele de que mais suspeitam, que geralmente é o último que foi adicionado ou aquele que contém mais ingredientes sensibilizantes, e acompanhar a reação da pele. Se o aspeto melhorar ao fim de uma ou duas semanas, e quando voltam a introduzí-lo a pele ficar novamente inflamada, é porque esse produto não é indicado para a vossa pele, ou que precisam de reduzir a frequência com que o usam.
Idade
Podemos prevenir o envelhecimento da pele desde sempre. Aliás, isso começa por usar protetor solar todos os dias… Mas ao longo dos anos, a nossa pele começa a ter diferentes necessidades, e é natural que seja necessário mudar também os produtos que usamos.
Na adolescência, quando a pele se torna mais oleosa, começamos a usar produtos que limitem o aparecimento da acne. No entanto, com o aproximar da idade adulta, a pele torna-se mais seca e é necessário começar a usar produtos cada vez mais mais nutritivos. À medida que envelhecemos, e a pele perde firmeza ou aparecem as primeiras rugas pode ser interessante usar um produto refirmante, que tensione a pele.
Época do ano ou clima diferente

Já no Inverno, e sobretudo para quem tem pele seca, pode ser necessário reforçar hidratação utilizando produtos mais nutritivos.
Tal como nas diferentes épocas do ano, os vários climas podem exigir cuidados diferentes. Aliás, o nosso tipo de ele depende bastante das condições de humidade e temperatura do local em que vivemos.
Pele fica demasiado seca/desidratada ou oleosa
Por vezes isto acontece quando começamos a utilizar um novo produto. E na maioria dos casos, o ideal é voltar a utilizar algo em que confiemos.
No entanto, e se gostamos mesmo desse produto por algum outro motivo, é possível tentar outras formas de o continuar a utilizar sem prejudicar a pele.
Quando um produto não é tão hidratante como desejaríamos, podemos sempre usar um sérum hidratante antes de o aplicar; ou caso se trate de um produto de tratamento (em que queremos uma máxima absorção dos ingredientes), podemos sempre reforçar a hidratação com um creme hidratante mais nutritivo à posterior. É de realçarque um sérum, mesmo que seja hidratante, não será suficiente para hidratar a longo prazo uma pele seca.
Já quando o produto deixa a pele oleosa, o ideal será mesmo trocá-lo, sobretudo quando há tendência para desenvolver borbulhas. Ainda assim, podem sempre começar por tentar utilizar uma menor quantidade, espalhando-o melhor por todo o rosto; ou reservá-lo para os dias em que a pele se encontra mais desidratada.
Aumento de borbulhas e/ou pontos negros
Isto acontece sobretudo a quem tem ou teve tendênca para a acne, embora haja também haja borbulhas que são causadas somente por inflamação ou alteração do balanço hormonal. Estas geralmente não têm pus (cabeça amarela/branca), e aparecem em zonas do corpo ou pessoas que não têm uma grande tendência para excesso de sebo.
Seja qual for o caso, e se o problema estiver em alguma produto, não ha volta a dar. Precisa de ser retirado.
Se não souberem que produto vos está a causar borbulhas, podem usar a técnica da “Inflamação recorrente”. Mas quando se trata do desenvolvimento de borbulhas de origem acneica, terão que esperar mais ou menos um mês para ter a certeza de qual é aquele que está a provocar o seu aparecimento. Por isso, neste caso comecem por retirar o hidratante, já que é aquele que mais facilmente causa oclusão.
Deixe um comentário