A ureia é uma molécula que está naturalmente presente no nosso organismo, e resulta essencialmente do metabolismo das proteínas, bem como do amoníaco. Uma vez formada, esta substância é excretada do nosso corpo através da urina mas também do suor. O suor que é libertado pela maior parte do nosso corpo (rosto, pernas, peito, etc) não tem qualquer cheiro, ao contrário do suor vindo das axilas e virilhas, e é essencial para a manter a hidratação cutânea. Além do suor, também algumas células da epiderme libertam ureia com esta mesma finalidade.
- Hidratante
- Queratolítica
A partir de uma concentração de 10%, a capacidade de desagregação das células das camadas superficiais da pele é tão significativa que causa mesmo a sua separação, e esfoliação.
Quanto mais elevada a concentração de ureia, maior é a sua capacidade queratolítica.
- Hidratantes
Além disso, pensa-se que ao repôr as quantidades de ureia numa pele deficitária haja estimulação da produção de ceramidas e ácido linoleico, também elas substâncias com um grande papel na hidratação da pele.
Tudo isto faz da ureia um ingrediente muito interessante para o tratamento de problemas como a xerose, que se caracteriza pela secura excessiva da pele e é muito comum na terceira idade e em zonas do corpo como mãos e pés.
- Produtos queratolíticos
Estes produtos têm uma concentração de ureia igual ou superior a 10%, sozinha ou em conjunto com outros ingredientes esfoliantes, e dessa forma conseguem desagregar as moléculas de queratina da pele ou das unhas.
Quando presente numa percentagem de 40%, a ureia é mesmo capaz de amolecer e eliminar algumas camadas de uma unha danificada, já que esta é essencialmente constituída por queratina.
Deixe um comentário