Nesta altura do ano, muitas são as pessoas que se queixam por a pele ficar “seca”, ainda que em alguns casos esta até tenda a ser oleosa. E se por um lado há quem realmente tenha este tipo de pele, quem geralmente sofre de oleosidade dificilmente verá o seu tipo de pele mudar no espaço de uma estação do ano… Assim, muitas vezes essa dita “pele seca” trata-se sim de uma “pele desidratada”.
Em ambos os casos, podem aparecer sinais como:
- Pele baça e áspera,
- Descamação,
- Sensação de picar e/ou repuxar,
- Sensibilidade aumentada
- Linhas de desidratação, como que pequenas rugas, que desaparecem com a aplicação de um hidratante.
A água constitui cerca de 70% da pele, na sua totalidade, e está presente em 30% da composição da epiderme, a sua camada mais externa.
A epiderme é uma camada de células muito compacta, e entre outras funções é responsável por evitar que a água evapore graças ao reduzido espaço entre essas mesmas células e ao filme hidrolipídico. Este filme, que é constiuído pelo fator humectante natural (NMF), o sebo e lípidos secretados pelos corneócitos preenche o espaço entre estas células e atua como uma barreira entre a pele o exterior.
Em situação de desidratação, à medida que a concentração de água na pele diminuiu, esta perde volume e elasticidade, torna-se baça, e deixa de conseguir manter todas as suas funções em pleno.
Já a pele desidratada caracteriza-se apenas por ter um baixo conteúdo de água. Os sintomas de desidratação podem ser exatamente os mesmos que aparecem na pele seca, mas neste caso não há falta de sebo, podendo mesmo haver sinais de oleosidade como tez luzidia, presença de pontos negros, pontos brancos ou até borbulhas.
- Pele desidratada
- Alterações climáticas que aumentam a evaporação de água através da pele, como vento, exposição solar excessiva ou viagens para climas mais secos
- Locais com aquecimento ou ar condicionado, que tornam o ar mais seco, como aviões, centros comerciais ou locais climatizados
- Alterações na composição química do filme hidrolipídico, que o tornam menos capaz de reter água na epiderme
- Uso de produtos desadequados, como produtos de limpeza abrasivos ou até água demasiado quente, esfoliantes ácidos fortes, tónicos contendo grandes quantidades de álcool, cosméticos contendo ingredientes irritantes, etc.
- Depilação do pêlo ou da barba, que arrasta e elimina a algumas das camadas superiores da pele, e também parte da água e do filme hidrolipídico
- Pele seca
- Pele desidratada
- Rico, quando destinados a pele seca com sintomas de desidratação. Geralmente em creme (ver tópico “Pele seca”).
- Ligeiro/suave, quando destinado a pele mista ou oleosa. Estes produtos podem apresentar-se como creme, gel-creme ou fluído. São hidratantes, mas não potenciam o aparecimento de comedões ou borbulhas
De uma forma geral, contêm grandes concentrações de ingredientes humectantes, como a glicerina, a ureia, ou o ácido hialurónico, e de ingredientes oclusivos, como óleos e manteigas vegetais, silicones ou lípidos semelhantes àqueles que a pele produz.
- Pele seca
- Nutritivo
- Rico
- Relipidante
- Reconfortante
Deixe um comentário