A menopausa é apenas um momento: o dia que marca 12 meses desde o último ciclo menstrual. E, tal como a adolescência, marca uma nova fase na vida da mulher. Existe no entanto um período prévio e posterior a este momento, chamado de climatério, que se inicia geralmente entre os 45 e 50, e podem prolongar-se durante 2 a 8 anos. Para algumas mulheres, o climatério traz pouco incómodo. Mas para muitas outras, esta nova fase pode afetar significativamente a qualidade de vida.

menopausa e climatério
Imagem de UNIFESP

A reposição hormonal, devidamente prescrita pelo/a ginecologista ou médico/a assistente, pode ajudar a mitigar parte do desconforto. Mas além de nem sempre ser suficiente, algumas mulheres não podem recorrer a este tipo de terapêutica. Neste sentido, reuni alguns dos sintomas mais comuns que afetam a pele, vulva, vagina, cabelo e pêlo, e recomendo produtos que podem ser úteis para o seu alívio e prevenção.

O que acontece durante a menopausa e climatério?

A redução da produção de estrogénios pelos ovários e o aumento do cortisol na corrente sanguínea espoletam várias alterações no organismo, que resultam em sintomas vasomotores (como os afrontamentos e vermelhidão facial), de humor, e também alterações mais visíveis.

Num estudo realizado em França, 72% de 1287 mulheres entrevistadas afirmaram sentir alterações na sua pele antes e após a menopausa. As principais mudanças verificadas consistiram no aumento da secura cutânea, por vezes acompanhada de prurido, mas também de rugas e flacidez. Estes efeitos resultam de uma redução marcada da capacidade de reter água pela pele, e da produção de colagénio e glicosaminoglicanos como o ácido hialurónico. Por estes motivos, e pela redução da lubrificação vaginal, é frequente também verificar-se secura vaginal e desconforto vulvar. Paralelamente, a redução de estrogénios em circulação promove um aumento dos efeitos dos androgénios, o que se reflete numa redução da densidade do cabelo acompanhada por um aumento de pêlo na face e corpo. Assim, a maior influência dos androgénios pode traduzir-se também num aumento da oleosidade da pele e no desenvolvimento de pontos negros ou borbulhas.

Estes sinais e sintomas podem ser retardados ou atenuados através da adaptação da rotina de cuidados de pele e cabelo.

Rosto

pele madura menopausa

A pele não sabe a nossa idade, e por isso a lógica para a construção de uma rotina é exatamente a mesma da sempre. Por isso, o que muda são os produtos, que devem responder ao aumento da secura, perda de firmeza e elasticidade da pele, sem agravar a vermelhidão e calor resultantes das alterações vasomotoras.

Higiene

O uso de produtos de higiene adequados para a pele seca permite minimizar a secura da pele e consequente desconforto.

limpeza rosto pele madura

CeraVe creme de limpeza

Deliplus Face Clean Oil Limpiador Espumoso

SkinCeuticals Soothing Cleanser

Sérum

O sérum não é essencial, mas pode complementar a rotina de cuidados de pele adicionando ingredientes que não estão no protetor solar e/ou creme de dia, ou no creme de noite.

  • Dia

Para o dia, recomendam-se séruns de acabamento untuoso contendo ingredientes antioxidantes como a vitamina C, vitamina E, ácido ferúlico, coenzima Q10 ou pycnogenol. Contudo, não é recomendável usar séruns de dia em óleo ou cremes muito gordos antes do protetor solar, já que não permitirão que este último forme uma camada contínua sobre a pele. Se precisa de produtos mais ricos para o dia, o ideal é que isso seja conseguido através do próprio protetor. Deixo algumas sugestões daqui a pouco!

sérum vitamina c pele madura

Endocare Radiance C Ferulic

Avène A-Oxitive sérum

Garnier vitamina C 10%

  • Noite

Para normalizar a renovação epidérmica e promover a síntese de colagénio e glicosaminoglicanos, o retinol e retinóides são sem dúvida os ingredientes ativos de maior eficácia conhecida. Os produtos que se seguem destinam-se a quem pretende começar a usar retinol na sua rotina:

sérum retinol pele madura

Deliplus Regen Skin Potenciador Retinol

Kiehl’s Micro-Dose Anti-Aging Retinol Serum

Endocare Renewal Sérum Antirugas

Já estes séruns são especialmente indicados para quem já tem alguma tolerância a estes ingredientes.

sérum retinol pele madura

ISDINCEUTICS Retinal Intense

Skinerie 0,3% Retinol Puro + Niacinamida

SVR Ampoule Lift

Para quem não tolera o retinol ou retinóides mais potentes, existem séruns que permitem alcançar alguns dos seus benefícios.

sérum noite pele madura

NIVEA Cellullar Expert Lift Serum Bakuchiol

Vichy Liftactiv Specialist B3 serum

Sensilis Eternalist A.G.E. [Retinol Serum] (com um derivado fraco do retinol)

Contorno de olhos

É comum que a pele do contorno de olhos revele mais secura do que no resto da face. Assim, e caso o hidratante ou protetor solar não possa ser aplicado na zona de contorno de olhos devido ao risco de irritação ocular, é possível recorrer a produtos específicos para esta zona.

Contorno olhos pele madura

Skin Perfection Soothing Eye Contour

Cerave Eye Repair Cream

Filorga Time-Filler Eyes 5XP

Hidratante

O aumento da secura cutânea durante o climatério motiva muitas vezes a mudança de hidratante diário para um produto mais rico. Por outro lado, as alterações que ocorrem na pele a nível mais profundo podem ser minimizadas utilizando produtos com retinol e outros ingredientes ativos como niacinamida e vitamina C. Estes requisitos podem ser conciliados optando por cremes indicado para o tipo de pele da mulher, e que contenham também estes ingredientes.

  • Com retinol ou retinal
creme retinol pele madura

Sesderma Reti Age Creme

Avène Hyaluron Activ B3 Creme de Noite

Babaria Retinol creme

  • Sem retinol
creme noite menopausa

Regen Skin Cream Textura Rica

Lierac Arkéskin Creme de Noite

Vichy Neovadiol Creme de Noite Revitalizante

Filorga Nutri-Filler

Avène Dermabsolu Bálsamo de Noite

Indeed me-NO-pause Cream

Protetor solar

A exposição solar contribui para o desenvolvimento de cancro de pele e para o envelhecimento prematuro da pele, e provoca danos ao longo do tempo. É possível proteger a pele dos raios solares durante a menopausa, optando por texturas adaptadas.

  • Pele pouco oleosa ou equilibrada
protetor solar pele madura

SVR Sun Secure Blur

Vichy Capital Soleil Uv-Age Daily SPF50+

L’Oreal Paris Revitalift Clinical SPF50+

  • Pele seca
protetor solar pele madura

La Roche Posay Anthelios UVMune 400 Creme Hidratante SPF50+

Avène Creme SPF50+

Garnier Ambre Solaire Super UV SPF50+

Para refrescar

Os afrontamentos podem ser aliviados também com brumas, que permitem ainda acalmar e hidratar a pele. As águas termais são muito populares para esre propósito, mas pessoalmente prefiro recomendar produtos de absorção um pouco mais lenta. Recomendo apenas atenção ao utilizar estes produtos durante a exposição solar direta. Pode ser necessário reaplicar o protetor solar com mais frequência.

Soft&Co Bruma Refrescante

LetiSR Bruma Anti-vermelhidões

Sensilis The Cool Rescue

Corpo

pele madura corpo menopausa

O aumento da secura cutânea pode causar sensação de repuxamento e até comichão. Esta secura predispõe também a pele ao desenvolvimento de dermatites de contacto e erupções eczematosas.

Higiene

Nesta fase, é essencial utilizar cuidados de banho suaves e adaptados para a pele seca, repondo a hidratação da pele após o banho.

higiene corpo pele madura

Dove cleansing cream

La Roche Posay Lipikar Surgras Pain

Eucerin pH5 Óleo de Duche

Hidratação

A escolha da textura do produto hidratante dependerá do grau de secura da pele, e também da severidade dos sintomas vasomotores. Quando existe uma grande tendência para transpirar ou sentir afrontamentos, é preferível optar por texturas mais ligeiras e frescas, como as loções e leites. De outro modo, os cremes gordos e bálsamos/manteigas poderão ser a opção mais indicada.

  • Pele seca
hidratação corpo menopausa

Deliplus Loção Pure Urea

Lierac Arkéskin Leite Corpo

CeraVe Loção Hidratante

  • Pele muito seca
hidratação corpo pele madura

Bioderma Atoderm Baume

Body Natur Bodi Butter

The Body Shop Shea Body Butter

Controlo da transpiração

Por outro lado, a redução dos estrogénios em circulação aliada aos sintomas vasomotes pode causar um aumento da transpiração. Já abordei os produtos para o controlo do odor e quantidade da transpiração, incluindo produtos para da zona axilar, mãos, pés e face.

Vulva e vagina

secura vaginal e vulvar

A secura vaginal e vulvar tem um grande impacto da qualidade de vida da mulher, e por isso deve ser sempre mencionada em na consulta médica. Atualmente, existem medicamentos muito eficazes para reduzir estes sintomas, e que são também seguros para a maioria das mulheres, bem como procedimentos médicos que podem ser indicados.

Como complemento, ou sempre que não seja possível recorrer a medicamentos, podem ser usados cosméticos de higiene, hidratação vulvar ou dispositivos médicos para a lubrificação e hidratação vaginal. Estes permitirão manter o pH ligeriamente acídico das secreções, equilibrando a microbiota e conferindo conforto.

Higiene

higiene intima menopausa

D’AVEIA Ginecológico Menopausa

Lactacyd® Ultra-Hidratante

Saforelle Solução de Lavagem Ultra-Hidratante

Hidratação e lubrificação

conforto vaginal vulvar menopausa

WOMAN ISDIN Hidratante Vaginal

Letifem Creme Vulvar Sensível

Ky-Jelly Durex

Cabelo e pêlo

cabelo menopausa alopécia

A maior influência dos androgénios durante a menopausa pode provocar alterações capilares e do pêlo corporal.

Entre elas destacam-se o afinamento do cabelo, e uma probabilidade aumentada de desenvolver alopécia androgenética. Não é possível prevenir ou tratar a alopécia com cosméticos ou suplementos alimentares. Esta condição deve ser tratada por um/a especialista em tricologia, geralmente o/a dermatologista. Desconfir se lhe recomendarem champôs, loções de venda livre, ampolas, ou disserem o que seu cabelo poderá cair todo caso não faça um transplante de imediato.

Os cosméticos podem ajudar no entanto a aumentar o volume aparente do cabelo, separando os fios desde a raíz, ou a mascarar as zonas mais rarefeitas, corando-as do tom dos cabelo.

Champôs de volume

champo volume alopecia

Deliplus Volume shampoo

Phyto Volume champô

Kérastase Bain Densifique shampoo

Volumizadores em pó e spray

fibras champo volume alopecia

Batiste Heavenly Volume

GOT 2 B Pó’ful Volumizing Powder

Topik Fibras de preenchimento

Hirsutismo

Algumas pessoas verificam também um aumento e espessamento do pêlo facial e na zona do pescoço. A depilação a laser é uma opção eficaz e segura para atenuar estes efeitos.

Conheça todos os meses os produtos favoritos da comunidade!

Vamos conversar?


Publicado

em

,

Comentários

9 comentários a “Menopausa e climatério | Recomendações de produtos”

  1. Avatar de Ana Burmester Baptista
    Ana Burmester Baptista

    Excelente artigo!!
    Ainda que na menopausa, felizmente *ainda* não tive grandes sintomas a não ser os afrontamentos (que como sou friorenta até calham bem ). Mas sim, notei a pele mais seca e menos oleosa, ainda que tenha mantido os produtos que uso. Até agora tudo na boa!

    1. Avatar de martasbcf

      Oxalá se mantenha assim! Obrigada!

  2. Avatar de Sílvia Rocha Reis
    Sílvia Rocha Reis

    Obrigada por este artigo. Completo e muito útil. Toca todas as preocupações das mulheres ao atravessar esta fase. Vou seguir muitas das suas recomendações. obrigada mais uma vez.

    1. Avatar de martasbcf

      Muito obrigada, Sílvia! Fico contente por saber que será útil.

  3. Avatar de Sandra silva
    Sandra silva

    Muito bom artigo e, especialmente, orientador no que diz respeito a produtos – ótimo para não andar a gastar dinheiro em vão. Obrigada!

    1. Avatar de Marta Ferreira

      Fico muito contente por saber que foi útil!

  4. Avatar de Elsa Santos
    Elsa Santos

    Parabéns pelo artigo, Marta. Há tanta falta de informação sobre esta fase da vida das mulheres. Excelentes indicações.

  5. Avatar de Ana Maria Fernandes da Silva
    Ana Maria Fernandes da Silva

    Obrigada pelo excelente artigo. Já estou na pós menopausa mas nos últimos 2 a 3 anos é que sinto mais sintomas, em especial a pele seca e manchada e a secura vulgar.
    Bom esclarecimento para quem, como eu, procura alívio.
    Ana Silva

    1. Avatar de Marta Ferreira

      Olá Ana! Fico contente por saber que este artigo foi útil!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Cosmética com ciência para consumidor@s exigentes e conscientes.

Marta Ferreira, farmacêutica e fundadora da comunidade “a pele que habito