A menopausa é apenas um momento: o dia que marca 12 meses desde o último ciclo menstrual. E, tal como a adolescência, marca uma nova fase na vida da mulher. Existe no entanto um período prévio e posterior a este momento, chamado de climatério, que se inicia geralmente entre os 45 e 50, e podem prolongar-se durante 2 a 8 anos. Para algumas mulheres, o climatério traz pouco incómodo. Mas para muitas outras, esta nova fase pode afetar significativamente a qualidade de vida.
A reposição hormonal, devidamente prescrita pelo/a ginecologista ou médico/a assistente, pode ajudar a mitigar parte do desconforto. Mas além de nem sempre ser suficiente, algumas mulheres não podem recorrer a este tipo de terapêutica. Neste sentido, reuni alguns dos sintomas mais comuns que afetam a pele, vulva, vagina, cabelo e pêlo, e recomendo produtos que podem ser úteis para o seu alívio e prevenção.
O que acontece durante a menopausa e climatério?
A redução da produção de estrogénios pelos ovários e o aumento do cortisol na corrente sanguínea espoletam várias alterações no organismo, que resultam em sintomas vasomotores (como os afrontamentos e vermelhidão facial), de humor, e também alterações mais visíveis.
Num estudo realizado em França, 72% de 1287 mulheres entrevistadas afirmaram sentir alterações na sua pele antes e após a menopausa. As principais mudanças verificadas consistiram no aumento da secura cutânea, por vezes acompanhada de prurido, mas também de rugas e flacidez. Estes efeitos resultam de uma redução marcada da capacidade de reter água pela pele, e da produção de colagénio e glicosaminoglicanos como o ácido hialurónico. Por estes motivos, e pela redução da lubrificação vaginal, é frequente também verificar-se secura vaginal e desconforto vulvar. Paralelamente, a redução de estrogénios em circulação promove um aumento dos efeitos dos androgénios, o que se reflete numa redução da densidade do cabelo acompanhada por um aumento de pêlo na face e corpo. Assim, a maior influência dos androgénios pode traduzir-se também num aumento da oleosidade da pele e no desenvolvimento de pontos negros ou borbulhas.
Estes sinais e sintomas podem ser retardados ou atenuados através da adaptação da rotina de cuidados de pele e cabelo.
Rosto
A pele não sabe a nossa idade, e por isso a lógica para a construção de uma rotina é exatamente a mesma da sempre. Por isso, o que muda são os produtos, que devem responder ao aumento da secura, perda de firmeza e elasticidade da pele, sem agravar a vermelhidão e calor resultantes das alterações vasomotoras.
Higiene
O uso de produtos de higiene adequados para a pele seca permite minimizar a secura da pele e consequente desconforto.
CeraVe creme de limpeza
Deliplus Face Clean Oil Limpiador Espumoso
SkinCeuticals Soothing Cleanser
Sérum
O sérum não é essencial, mas pode complementar a rotina de cuidados de pele adicionando ingredientes que não estão no protetor solar e/ou creme de dia, ou no creme de noite.
- Dia
Para o dia, recomendam-se séruns de acabamento untuoso contendo ingredientes antioxidantes como a vitamina C, vitamina E, ácido ferúlico, coenzima Q10 ou pycnogenol. Contudo, não é recomendável usar séruns de dia em óleo ou cremes muito gordos antes do protetor solar, já que não permitirão que este último forme uma camada contínua sobre a pele. Se precisa de produtos mais ricos para o dia, o ideal é que isso seja conseguido através do próprio protetor. Deixo algumas sugestões daqui a pouco!
Endocare Radiance C Ferulic
Avène A-Oxitive sérum
Garnier vitamina C 10%
- Noite
Para normalizar a renovação epidérmica e promover a síntese de colagénio e glicosaminoglicanos, o retinol e retinóides são sem dúvida os ingredientes ativos de maior eficácia conhecida. Os produtos que se seguem destinam-se a quem pretende começar a usar retinol na sua rotina:
Deliplus Regen Skin Potenciador Retinol
Kiehl’s Micro-Dose Anti-Aging Retinol Serum
Endocare Renewal Sérum Antirugas
Já estes séruns são especialmente indicados para quem já tem alguma tolerância a estes ingredientes.
Skinerie 0,3% Retinol Puro + Niacinamida
Para quem não tolera o retinol ou retinóides mais potentes, existem séruns que permitem alcançar alguns dos seus benefícios.
NIVEA Cellullar Expert Lift Serum Bakuchiol
Vichy Liftactiv Specialist B3 serum
Sensilis Eternalist A.G.E. [Retinol Serum] (com um derivado fraco do retinol)
Contorno de olhos
É comum que a pele do contorno de olhos revele mais secura do que no resto da face. Assim, e caso o hidratante ou protetor solar não possa ser aplicado na zona de contorno de olhos devido ao risco de irritação ocular, é possível recorrer a produtos específicos para esta zona.
Skin Perfection Soothing Eye Contour
Cerave Eye Repair Cream
Filorga Time-Filler Eyes 5XP
Hidratante
O aumento da secura cutânea durante o climatério motiva muitas vezes a mudança de hidratante diário para um produto mais rico. Por outro lado, as alterações que ocorrem na pele a nível mais profundo podem ser minimizadas utilizando produtos com retinol e outros ingredientes ativos como niacinamida e vitamina C. Estes requisitos podem ser conciliados optando por cremes indicado para o tipo de pele da mulher, e que contenham também estes ingredientes.
- Com retinol ou retinal
Sesderma Reti Age Creme
Avène Hyaluron Activ B3 Creme de Noite
Babaria Retinol creme
- Sem retinol
Regen Skin Cream Textura Rica
Lierac Arkéskin Creme de Noite
Vichy Neovadiol Creme de Noite Revitalizante
Filorga Nutri-Filler
Avène Dermabsolu Bálsamo de Noite
Indeed me-NO-pause Cream
Protetor solar
A exposição solar contribui para o desenvolvimento de cancro de pele e para o envelhecimento prematuro da pele, e provoca danos ao longo do tempo. É possível proteger a pele dos raios solares durante a menopausa, optando por texturas adaptadas.
- Pele pouco oleosa ou equilibrada
SVR Sun Secure Blur
Vichy Capital Soleil Uv-Age Daily SPF50+
L’Oreal Paris Revitalift Clinical SPF50+
- Pele seca
La Roche Posay Anthelios UVMune 400 Creme Hidratante SPF50+
Avène Creme SPF50+
Garnier Ambre Solaire Super UV SPF50+
Para refrescar
Os afrontamentos podem ser aliviados também com brumas, que permitem ainda acalmar e hidratar a pele. As águas termais são muito populares para esre propósito, mas pessoalmente prefiro recomendar produtos de absorção um pouco mais lenta. Recomendo apenas atenção ao utilizar estes produtos durante a exposição solar direta. Pode ser necessário reaplicar o protetor solar com mais frequência.
Soft&Co Bruma Refrescante
LetiSR Bruma Anti-vermelhidões
Corpo
O aumento da secura cutânea pode causar sensação de repuxamento e até comichão. Esta secura predispõe também a pele ao desenvolvimento de dermatites de contacto e erupções eczematosas.
Higiene
Nesta fase, é essencial utilizar cuidados de banho suaves e adaptados para a pele seca, repondo a hidratação da pele após o banho.
Dove cleansing cream
La Roche Posay Lipikar Surgras Pain
Eucerin pH5 Óleo de Duche
Hidratação
A escolha da textura do produto hidratante dependerá do grau de secura da pele, e também da severidade dos sintomas vasomotores. Quando existe uma grande tendência para transpirar ou sentir afrontamentos, é preferível optar por texturas mais ligeiras e frescas, como as loções e leites. De outro modo, os cremes gordos e bálsamos/manteigas poderão ser a opção mais indicada.
- Pele seca
Deliplus Loção Pure Urea
Lierac Arkéskin Leite Corpo
CeraVe Loção Hidratante
- Pele muito seca
Bioderma Atoderm Baume
Body Natur Bodi Butter
The Body Shop Shea Body Butter
Controlo da transpiração
Por outro lado, a redução dos estrogénios em circulação aliada aos sintomas vasomotes pode causar um aumento da transpiração. Já abordei os produtos para o controlo do odor e quantidade da transpiração, incluindo produtos para da zona axilar, mãos, pés e face.
Vulva e vagina
A secura vaginal e vulvar tem um grande impacto da qualidade de vida da mulher, e por isso deve ser sempre mencionada em na consulta médica. Atualmente, existem medicamentos muito eficazes para reduzir estes sintomas, e que são também seguros para a maioria das mulheres, bem como procedimentos médicos que podem ser indicados.
Como complemento, ou sempre que não seja possível recorrer a medicamentos, podem ser usados cosméticos de higiene, hidratação vulvar ou dispositivos médicos para a lubrificação e hidratação vaginal. Estes permitirão manter o pH ligeriamente acídico das secreções, equilibrando a microbiota e conferindo conforto.
Higiene
D’AVEIA Ginecológico Menopausa
Lactacyd® Ultra-Hidratante
Saforelle Solução de Lavagem Ultra-Hidratante
Hidratação e lubrificação
WOMAN ISDIN Hidratante Vaginal
Letifem Creme Vulvar Sensível
Ky-Jelly Durex
Cabelo e pêlo
A maior influência dos androgénios durante a menopausa pode provocar alterações capilares e do pêlo corporal.
Entre elas destacam-se o afinamento do cabelo, e uma probabilidade aumentada de desenvolver alopécia androgenética. Não é possível prevenir ou tratar a alopécia com cosméticos ou suplementos alimentares. Esta condição deve ser tratada por um/a especialista em tricologia, geralmente o/a dermatologista. Desconfir se lhe recomendarem champôs, loções de venda livre, ampolas, ou disserem o que seu cabelo poderá cair todo caso não faça um transplante de imediato.
Os cosméticos podem ajudar no entanto a aumentar o volume aparente do cabelo, separando os fios desde a raíz, ou a mascarar as zonas mais rarefeitas, corando-as do tom dos cabelo.
Champôs de volume
Deliplus Volume shampoo
Phyto Volume champô
Kérastase Bain Densifique shampoo
Volumizadores em pó e spray
Batiste Heavenly Volume
GOT 2 B Pó’ful Volumizing Powder
Topik Fibras de preenchimento
Hirsutismo
Algumas pessoas verificam também um aumento e espessamento do pêlo facial e na zona do pescoço. A depilação a laser é uma opção eficaz e segura para atenuar estes efeitos.
Deixe um comentário