Causas
É a razão mais comum para apresentar cabelo oleoso, e normalmente não há nada que possamos fazer em relação a isso, para além de uma boa higiene…
Nos homens, que produzem mais androgénios, há uma maior produção de sebo um pouco por todo o corpo, e também no couro cabeludo.
No entanto, tanto nos homens como nas mulheres há várias razões pelas quais podem ocorrer oscilações hormonais que afetarão também o couro cabeludo. Assim, o início da adolescência, o stress ou até o ciclo menstrual podem tornar o couro cabeludo mais oleoso.
Na verdade, o penteado não afetará em nada a produção de sebo pelo couro cabeludo. No entanto, no cabelo liso o sebo produzido conseguirá circular mais facilmente ao longo do seu comprimento do que num cabelo ondulado ou encaracolado.
|
Simulação da circulação do sebo por um cabelo liso, ondulado ou encaracolado. Adaptado de Draelos, Zoe Diana (2005) “Hair Care”, Taylor & Francis: pp: 12-13 |
Embora
aparentem ter
pouco cabelo,
muitas vezes as pessoas com o
cabelo mais
fino acabam por ter um
maior número de
cabelos na sua cabeleira. Ora, se a um maior número de cabelos corresponde também um
maior número de
folículos pilosos a
produzir sebo, e esse pode ser
um dos motivos que tornam o cabelo mais oleoso. É de realçar que o cabelo tende a ficar mais fino com o passar dos anos, e nesse caso a espessura capilar não estará relacionada com a oleosidade.
- Uso de champôs inadequados
Hoje em dia, a grande parte dos champôs disponíveis no mercado contém uma maior ou menor quantidade de ingredientes condicionadores, mesmo que não sejam “2 em 1”, nem seja essa a sua função principal. Estes ingredientes permitem que o cabelo fique macio e fácil de pentear no final da lavagem, mesmo sem o uso de um segundo produto, mas uma vez que são aplicados também no couro cabeludo devem ser evitados caso sofra de cabelo oleoso.
- Excesso ou má aplicação de produtos de styling
Se tem cabelo comprido, mesmo que este seja oleoso é natural que este se torne mais seco nas pontas. No entanto, a aplicação de muitos produtos condicionadores antes ou após a lavagem ou o uso de quantidades excessivas desses produtos, especialmente se começar a aplicação perto do couro cabeludo, torna o cabelo mais pesado, retirando-lhe parte do seu volume.
Além disso, estes produtos podem acumular-se na haste do cabelo entre aplicações sucessivas, e só poderão ser removidos utilizando champôs específicos.
- Ambientes quentes e húmidos
Tanto o calor como a humidade atmosférica facilitam a liquefação e expulsão do sebo a partir do interior folículo piloso. Por outro lado, a transpiração do couro cabeludo que ocorre neste tipo de ambiente pode acentuar o seu aspeto.
Algumas doenças como a dermatite seborreica ou medicamentos como hormonas esteróides poderão interferir também com a produção de sebo. Neste caso, só o seu médico poderá avaliar se há necessidade em rever a terapia.
Pt.2
Cosméticos
Deixe um comentário