As borbulhas nas nádegas, também conhecidas por espinhas, são muito comuns. Mas apesar da sua aparência, não se tratam de acne, queratose pilar, nem nada semelhante! Nesta publicação detalho os motivos pelos quais elas aparecem, como preveni-las, “secar” e cicatrizar.

Porque aparecem borbulhas nas nádegas?

Estas borbulhas devem-se às características desta zona do corpo:

  • As nádegas estão muito expostas a calor e humidade, venha esta da transpiração, urina ou fezes;
  • Têm algum pêlo, que é por vezes depilado e pode encravar;
  • Encontram-se quase sempre protegidas pela roupa, o que pode retardar a eliminação das células mortas da pele;
  • Estão constantemente expostas a fricção por parte do vestuário.

Isto faz com que os folículos pilosos desta zona sejam excelentes meios para a proliferação de microrganismos. Estes crescem e desencadeiam uma resposta inflamatória dentro do folículo, as foliculites, que se apresentam como borbulhas. Assim, todos estes fatores terão de ser considerados no dia-a-dia, por forma a reduzir o aparecimento de borbulhas, e melhorar a aparência da pele.

Prevenção

  • Higiene

É essencial manter a higiene de todo o corpo, incluindo a pele das nádegas, especialmente em dias de muita transpiração. Após o banho, esta pele deve ser bem seca antes se vestir ou aplicar um hidratante.

  • Esfoliação

A esfoliação pode ajudar a eliminar as células mortas, impedindo que estas se acumulem no interior dos folículos. Para isso, podem se utilizados esfoliantes enxaguados, no banho, que geralmente exercem uma ação mecânica e/ou química (ureia, ácido salicílico, ácido glicólico…), ou não enxaguados, hidratantes, que depositam ingredientes de ação esfoliante química. Não recomendo que estas opções sejam usadas em simultâneo, já que podem irritar a pele.

Esfoliantes enxaguados (para o banho)

esfoliantes corpo borbulhas nádegas

Martiderm Body Care Exfoliante Corporal

Lierac Body-Hydra+ gommage micropeeling

First Aid Beauty KP Bump Eraser

Esfoliantes não enxaguados (após o banho)

hidrarantes corpo

Deliplus loção Urea 10% (Mercadona)

Cerave SA Smoothing Cream

SVR Xerial 10 leite

  • Depilação

A depilação não definitiva, com lâmina, cera ou máquina, está muitas vezes na origem das borbulhas, já que o pêlo que foi cortado, ou nasce de novo, pode encravar num folículo já parcialmente obstruído por células mortas e microrganismos. Assim, a depilação a laser ajuda a prevenir estas borbulhas, já que minimiza a obstrução folicular.

  • Vestuário

A roupa que contacta com as nádegas deve ser lavada com frequência, especialmente após períodos de transpiração (desporto, verão…). Sempre que possível, os tecidos mais arejados, como o algodão e o linho, devem ser preferidos, já que absorvem a humidade e evitam o sobreaquecimento da pele. Leggings, collants e calças justas exercerão uma maior fricção sobre a pele das nádegas, e por isso contribuirão mais para o desenvolvimento de foliculites.

Cuidado

  • Durante

Para eliminar o conteúdo das borbulhas sem ter de as espremer, sugiro os mesmos produtos que recomendei na publicação sobre como “secar” borbulhas. Contudo, borbulhas nas nádegas de grandes dimensões e muito dolorosas devem ser vistas por um profissional de saúde.

Os pensos de hidrocoloide absorvem o conteúdo da borbulha de forma relativamente rápida, protegem-nos do irresistível ato de espremer, e ainda permitem ainda que a cicatrização posterior seja um pouco mais rápida, já que não se forma qualquer ferida.

patch penso hidrocoloide borbulhas

CosRX Acne Pimple Master Patch

Coverplast Hydrocolloid Blemish Dots

Hero. Mighty Patch

Alternativamente, existem pensos que, não absorvendo o conteúdo da borbulha, infundem-na com ingredientes ativos capazes de acelerar a sua resolução. Pela minha experiência, não são tão eficazes como os anteriores para acelerar a resolução da pápula, mas são mais fácies de encontrar e protegem igualmente as borbulhas de mãos impacientes.

patch penso borbulhas

Acnemy Zitless

Mario Badescu Drying Patch

Youth Lab Blemish Dots

Por fim, e para quem preferir, deixo referência aos tradicionais produtos “secantes”, dos quais tenho melhor feedback.

secantes borbulhas

Lierac Sebologie concentrado

Uriage Hyséac Pasta SOS

The Body Shop Tea Tree Oil

  • Extração

A extração deve ser evitada não só para prevenir o desenvolvimento de cicatrizes, mas também para que o pus não seja absorvido pela corrente sanguínea. Assim, apenas recomendo que a façam com um profissional de saúde.

Cicatrização

Uma borbulha “rebentada” é uma ferida, e por isso deve ser tratada como tal. Também aquil se aplicam os produtos para cicatrização de feridas já falados, sendo que, para a zona em questão, as texturas em creme serão mais agradáveis.

cicatrizante borbulhas

Bioderma Cicabio Crème

ISDIN Cicapost creme

La Roche Posay Cicaplast Baume B5


Publicado

em

, , ,

por

Etiquetas:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *