A Retises da Sesderma foi a primeira gama da marca dedicada ao retinol, e é atualmente a mais concentrada neste ativo. A convite da marca, escolhi testar o Retises 0,5% gel que sem dúvida merece uma review detalhada.

O que é?

Um gel para uso facial com 0,5% retinol encapsulado em lipossomas de dimensões nano

Alegações

Atua sobre o colágenio a 3 níveis: reparação das fibras, estimulação da produção de novas fibras e proteção das fibras já existentes

Regula a atividade dos melanócitos alterados e a transferência de melanina, reduzindo as manchas na pele

Estimula a proliferação dos queratinócitos da epiderme (ação esfoliante)

Preço

€35 a €45 por 30mL

Ingredientes

Aqua, Lecithin, Propylene Glycol, Alcohol, Triethanolamine, Polysorbate 20, Retinol, Niacin, Glycyrrhetinic Acid, Sodium Hyaluronate, Carbomer, Sodium Cholate, Sodium Chloride, BHT, Sodium Hydroxide, BHA, Retinyl Palmitate, Hydrochloric Acid, Tocopherol, Phenoxyethanol, Ethylparaben, Methylparaben.

Opinião

4,5
sesderma retises 0,5

O Retises 0,5% gel é um dos produtos mais concentrados em retinol da Sederma. Tratando-se de um gel, e a menos que possuam uma pele oleosa, este pode ser inserido na rotina como se de um sérum se tratasse. Atualmente existe também uma versão do Retises em creme, cujo acabamento será mais apreciado por alguém com pele seca e/ou que prefira usar apenas um produto.

Em resumo, o retinol é um ingrediente ativo popular pela sua eficácia e versetilidade, que o tornam interessante para prevenir e reduzir os sinais do envelhecimento, lesões acneicas, entre outras aplicações. Recentemente, um estudo clínico publicado no Journal of Drugs in Dermatology revelou o uso de um produto contendo 0,1% retinol durante 1 ano melhorou os sinais do envelhecimento provocados pela exposição à radiação solar de forma significativa. Estas melhorias verificaram-se nas linhas finas da zona do contorno de olhos e pigmentação da pele.

A formulação do Retises possui uma base aquosa, na qual os lipossomas de contendo retinol a 0,5% se encontram dispersos. Nesta concentração, o retinol pode revelar-se irritante, sobretudo se o produto for usado diariamente. Assim, a encapsulação deste ingrediente permite não só desacelerar a libertação do retinol, reduzindo este efeito, mas também protegê-lo da oxidação. É de realçar que os lipossomas de lecitina contribuirão também para a hidratação da pele. Adicionalmente, a formulação contém também o derivado palmitato de retinilo, que incrementará a eficácia do produto sem aumentar o seu potencial irritante.

O Retises 0,5% conta ainda com niacina e ácido glicirretínico, um composto originário da alcaçuz, que reduzem a inflamação. Este último ingrediente poderá ainda promover a conversão do retinol à sua forma ativa (ácido retinóico), e niacina.

Atendendo às características deste produto, comecei a usá-lo apenas 1 vez por semana, aumentando a frequência de aplicação de acordo com a tolerância da pele. Uma vez que tenho tendência para desenvolver vermelhidões e secura nas bochechas e sulcos nasogenianos, apenas apliquei na testa, cana do nariz, queixo e mandíbula. Nas primeiras utilizações senti uma descamação intensa e uma vermelhidão persistente, que durou no máximo 2 dias. Fui aumentanto a frequência de aplicação assim que estes sinais e sintomas deixavam se aparecer, mas nunca consegui ir além das 2 vezes por semana. Honestamente, não insisti muito. As melhorias na textura da pele e aparência dos poros foram visíveis, mesmo com aplicações tão espaçadas. Embora se trate de um gel, o Retises 0,5% deixa a pele muito confortável, e confesso que apenas lhe comecei a sobrepôr um hidratante quando nos aproximámos do inverno.

Em suma, recomendo o Retises 0,5% gel a quem procura um produto contendo retinol numa concentração elevada. É raro encontrar produtos similares no mercado, e atendendo à possibilidade de o usar apenas algumas vezes por semana mantendo a sua eficácia, o seu preço parece-me razoável.


Publicado

em

, , , , ,

por

Etiquetas:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *