O C-Vit 5 é uma das mais recentes adições ao portefólio da Sesderma, uma marca tão generosa em termos de novidades quanto resistente quando se trata de reduzir o seu imenso portefólio. E se para o consumidor comum estas considerações parecem pouco ou nada importantes, o caso muda de figura assim que nos deparamos com dois produtos aparentemente iguais. Pelo menos foi o que senti quando a marca me ofereceu esta embalagem. Afinal de contas, o que é que o C-Vit 5 tem que possa justificar a sua existência?

O que é?

Um sérum de rosto antioxidante, tensor e iluminador

Alegações

Melhora a luminosidade da pele e ajuda a prevenir os sinais de envelhecimento.

Deixa a pele mais firme e elástica logo após a aplicação

Hidrata

Atenua as manchas provocadas pela exposição solar

Preço

€35 a €50 por 30mL

Ingredientes

AQUA, GLYCERIN, PHOSPHATIDYLCHOLINE, POLYMETHYL METHACRYLATE,PEG-40 HYDROGENATED CASTOR OIL, AMMONIUMACRYLOYLDIMETHYLTAURATE/ VP COPOLYMER,3-O-ETHYL ASCORBIC ACID, ALCOHOL, ASCORBYL GLUCOSIDE, BENZOIC ACID, BIS-PEG-18 METHYL ETHER DIMETHYL SILANE, BUTYLENE GLYCOL, CAESALPINIA SPINOSA FRUIT EXTRACT, CAPRYLYL GLYCOL, CENTELLA ASIATICA EXTRACT, CI 15985, CITRAL, CITRONELLYL METHYLCROTONATE, LIMONENE, DISODIUM EDTA, HYDROCHLORIC ACID, KAPPAPHYCUS ALVAREZII EXTRACT, LINALOOL, MAGNESIUM ASCORBYL PHOSPHATE, METHYLSILANOL MANNURONATE, PARFUM, PHENOXYETHANOL, POLYSORBATE 20, POLYSORBATE 60, POTASSIUM SORBATE, PROPYLENE GLYCOL, SODIUM ASCORBATE, SODIUM CHLORIDE, SODIUM CHOLATE, SODIUM HYALURONATE, SODIUM HYDROXIDE, SOLUBLE PROTEOGLYCAN, SORBIC ACID,TOCOPHERYL ACETATE, TRIETHYL CITRATE, TRISODIUM ASCORBYL PALMITATE PHOSPHATE, XANTHAN GUM.

Opinião

4,5
c-vit 5

Tratemos da pergunta que não quer calar: Qual é a diferença entre o Sesderma C-Vit 5 e o Sesderma C-Vit original? Na verdade, o C-Vit 5 é uma espécie de irmão mais novo: dá ares do mais velho, mas não é exatamente igual.

No C-Vit original encontramos apenas um derivado da vitamina C (ácido 3-o-etilascórbico) lipossomado, que se encontra combinado com vitamina E, palmitato de retinilo, e extratos botânicos antioxidantes. A sua textura é leitosa, deinxando um acabamento hidratante que nem sempre é apreciada por uma pele mais oleosa. Nada que não se resolva, no entanto, com uma redução da quantidade de produto aplicada. Em suma, o C-Vit original trata-se um sérum antioxidante, hidratante, e que terá também um leve efeito iluminador devido à galénica do produto e à combinação dos seus ingredientes.

Por sua vez, o C-Vit 5 contém vitamina C lipossomada sob a forma de 5 derivados distintos. Já que que nem todas estas moléculas são conhecidas, e possuem evidência de eficácia diferente, deixo-vos um quadro resumo:

Derivado da vitamina C (AA)AntioxidanteEstimula a síntese de colagénioInibe a síntese de melanina
Ácido 3-o-etilascórbicoSim (in vitro), mais prolongado do que o AASim (in vitro)Sim (estudo clínico)
Glucósido de ascorbiloSim (estudo clínico)SimSim (estudo clínico,informação do fabricante)
Fosfato ascorbilo e magnésioSim (in vitro)Sim (in vitro)Sim (estudo clínico)
Ascobato de sódioSim (ex vivo)Sim (in vitro)Desconhecido
Fosfato trissódico de palmitato de ascorbiloDesconhecidoDesconhecidoSim (in vitro, informação do fabricante)

Ou seja, e no que à vitamina C diz respeito, o C-Vit 5 destaca-se do C-Vit original por conter previsivelmente uma maior concentração de vitamina C, pela soma de todos os seus derivados, bem como pela presença de derivados de eficácia superior em termos antioxidantes e despigmentantes. Adicionalmente, o C-Vit 5 contém ainda um complexo tensor, composto por ácido hialurónico, proteoglicanos e Filmexel®, proporcionando um acabamento levemente refirmante. Destaco ainda a vitamina E, que atua sinergicamente com a vitamina C para proporcionar um efeito antioxidante, e o extrato de centelha asiática, que contém ingredientes promotores da síntese de colagénio e calmantes. Estes ingredientes comferem também ao C-Vit 5 um maior efeito redutor da aparência de alguns sinais do envelhecimento, especialmente em termos de flacidez.

Em termos sensoriais, a marca afirma que este novo sérum terá uma textura mais leve do que o C-Vit original, o que o tornaria mais interessante para quem tem pele oleosa e não aprecia o acabamento desse produto. Infelizmente, não consegui comprovar esta alegação já que não disponho de ambos os produtos. Mas não há dúvidas de que fragrância permanece a mesma.

Relativamente à aplicação, senti um ligeiro efeito tensor com o C-Vit 5, que se traduz numa espécie de astringência ao toque, e numa leve sensação de repuxamento. Contudo, e uma vez que aplico este sérum antes de um protetor solar bastante hidratante, não senti a pele desconfortável nem desidratada. Sinto o mesmo acabamento iluminador e homogeneizador da textura da pele. E já que não dispenso séruns antioxidantes durante o dia, este produto deixou-me bastante satisfeita.

Chegamos então ao juízo final: Como sei se devo escolher o C-Vit original ou o C-Vit 5? Tendo em conta todos estes aspetos, escolheria cada um dos produtos nas seguintes situações:

  • C-Vit original: Consumidoras/es fidelizados ao produto, pessoas com pele seca que preferem uma rotina minimalista, ou pessoas que não apreciam alegações relativas aos sinais do envelhecimento
  • C-Vit 5: Pessoas que pretendem prevenir os sinais do envelhecimento e apresentam alguma perda de firmeza ou pequenas rugas, ou pessoas de pele oleosa que preferem séruns mais leves

Em termos de preço, é certo que não estamos perante um produto barato, mas creio que este é aceitável tendo em conta a composição e tecnologia envolvida no seu desenvolvimento.


Publicado

em

, , , , , ,

por

Etiquetas:

Comentários

11 comentários a “Sesderma C-Vit 5 sérum lipossomal”

  1. Avatar de Filipa
    Filipa

    Adorei o feedback e para mim vale a pena o investimento. Falou que usa um protetor solar com um bom efeito hidratante depois. Qual é o protetor? Obrigada 🙂

    1. Avatar de martasbcf

      Olá Filipa! Ultimamente tenho usado o Evy technology, em quantidade generosa: https://apelequehabito.pt/2022/09/25/evy-technology-protetor-solar-facial-spf50/

      Mas se tiver uma pele mais seca, espreite os protetores em creme da La Roche Posay ou da Avène.

  2. Avatar de Carla
    Carla

    Excelente explicação Marta. Para pele sensível e rosácea qual acha mais indicado?
    Qual o protector que usa?

    Um beijinho ☺️

    1. Avatar de martasbcf

      Olá Carla! Quando a pele tem rosácea e um pouco imprevisível. Eu testaria antes o sérum A-Oxitive da Avène. O protetor que tenho usado é este: https://apelequehabito.pt/2022/09/25/evy-technology-protetor-solar-facial-spf50/

      1. Avatar de Carla
        Carla

        Em termos de sensibilidade, qual dos 2 tem maior potencial de causar uma reacção? Obrigada pelo review detalhado!

        1. Avatar de martasbcf

          Não creio que seja possível prever.

  3. Avatar de Carla
    Carla

    Em termos de sensibilidade, qual dos 2 tem maior potencial de causar uma reacção? Obrigada pelo review detalhado!

  4. Avatar de Sara Sousa
    Sara Sousa

    Excelente publicação! O meu serum c-vit está a terminar e estava na dúvida se apostaria no novo serum (isto porque já uso o c-vit há bastante tempo e acho que não me está a ajudar muito). Estava indecisa entre o c-vit e o Liftactiv vit c da Vichy. Este último apresenta uma concentração de 15% de vit c, correcto? E o novo c-vit, terá quanto? Situa-se no nível 0 (segundo a tua publicação sobre a vit c no IG)? Obrigada e continuação de um excelente trabalho 🙂

    1. Avatar de martasbcf

      Sim, estaria à partida num nivel 0. O Liftactiv pode não ser bem tolerado por uma pele sensível devido a essa concentração de vitamina C pura.

  5. Avatar de Gancho Gancho
    Gancho Gancho

    Marta, será que faz sentido usar o c glow da geek e o vita C em simultâneo antes do protetor solar?

    1. Avatar de martasbcf

      São produtos com objetivos muito semelhantes. Não vejo muita pertinência…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *