Imagem de Hero Cosmetics

Espinhas para os amigos, pápulas ou pústulas para quem as trata, as borbulhas são muitas vezes associadas à adolescência, mas podem aparecer em qualquel idade. É certo que perante uma acne inflamatória, marcada por um grande número de borbulhas, principalmente no rosto, peito, e costas, é importante procurar o acompanhamento de um/a profissional de saúde, de preferência por um/a dermatologista. Desta forma consegue-se prevenir efetivamente o aparecimento de novas borbulhas, bem como o desenvolvimento de cicatrizes. Mas quando as borbulhas aparecem de forma pontual, e em mulheres isto é quase certo, é possível prevenir o ser aparecimento e acelerar a regeneração da pele com o uso de alguns cosméticos, dispositivos médicos ou medicamentos não sujeitos a receita médica.

Nesta publicação falo de alguns gestos e produtos que podem ser aplicados em cada uma das fases da vida da borbulha, e esclareço algumas questões e mitos que ouço frequentemente.

Prevenção

rotina de skincare
Imagem de Into the Gloss

Nem sempre uma rotina de cuidados de pele adequada é suficiente para prevenir o aparecimento de borbulhas, especialmente nos casos de acne moderada a severa. Contudo, é essencial escolher produtos de limpeza da pele, hidratação, e proteção solar adequados ao tipo de pele e necessidades (ver links). Para conhecer o tipo e pele e os produtos que mais se adequam à mesma, tendo em conta a oleosidade/secura, sensibilidade/resistência e tendências para enrugar ou desenvolver manchas, recomendo a resposta ao questionário de Baumman. No final de cada uma das etapas, são sugeridas publicações adequadas para cada resultado.

Adicionalmente existem produtos especialmente formulados para prevenir o aparecimento de borbulhas:

Ducray Keracnyl sérum

La Roche Posay Effaclar Duo [+]

SVR Sebiaclear Active

Avène Cleanance Comedomed Concentrado Anti-imperfeições

Paralelamente, existem alguns hábitos diários que podem contribuir para prevenir o desenvolvimento de borbulhas:

  • Mudar frequentemente os lençóis e fronhas da cama;
  • Limpar a superfície do telemóvel;
  • Evitar tocar no rosto;
  • Lavar os pincéis e esponjas de maquilhagem frequentemente.

Pápulas (borbulhas sem pus)

pápulas (borbulhas sem pus)
Imagem de Allure

Uma pápula começa a formar-se com alguma vermelhidão e dor ao toque, e rapidamente a borbulha ganha relevo, podendo nunca chegar a formar pústula.

Uma meta-análise sugere que dispositivos emissores de luz azul são capazes de prevenir que isso aconteça, embora a sua eficácia não seja, de forma alguma, garantida. Tradicionalmente, utilizam-se medicamentos com peróxido de benzoílo, cuja eficácia está bem documentada. Contudo, ressalvo que além de poderem irritar a pele, estes medicamentos podem manchar a roupa (fronhas de almofada por exemplo).

Tanda Zap

Foreo ESPADA

Peróxido de Benzoílo 50mg/g (medicamento não sujeito a receita médica)

Pústulas (borbulhas com pus)

pústulas (borbulha com pus)
Imagem de Medical News Today

Esta é provavelmente a fase mais crítica, já que a borbulha apresenta um volume considerável, um tom amarelado, e facilmente pode rebentar. O que fazer neste caso? Vamos por partes:

Porque é que não devemos espremer borbulhas?

É quase irresistível, eu sei. Até porque a borbulha pode mesmo rebentar sozinha. Mas é importante evitar fazê-lo por três motivos:

  • A pressão exercida sobre a pele pode lesioná-la, provocando cicatrizes. Especialmente quando ainda se trata de uma pápula;
  • Muitas vezes rompe-se vasos sanguíneos que provocam sangramento, processos inflamatórios, e geram uma ferida;
  • O conteúdo da borbulha pode espalhar-se pelos folículos próximos promovendo o aparecimento de outras borbulhas.

Assim, e quando já estamos perante uma pústula, prefiro optar por uma soluções alternativas, e que vão acelerar a recuperação da pele:

1. “Secar” borbulhas sem espremer?

Até aqui, o conceito de “secar” borbulhas, recorrendo muitas vezes a pastas de dentes, álcool e similares, não fazia qualquer sentido. A pele era a única a ficar seca, e a borbulha evoluía naturalmente. Entretanto, e com a pele em descamar, torna-se praticamente impossível cobrir a pele com maquilhagem.

Atualmente, existem pensos transparentes de material hidrocolóide que permitem extrair o conteúdo da borbulha sem pressão. Estes pensos são aplicados na pele bem limpa e seca, preferencialmente antes de deitar, e podem ser retirados quando o conteúdo da borbulha é visível à sua superfície do penso translúcido, sob a forma de um ponto opaco e amarelado. Este processo demora entre 6 a 8 horas, mas o penso pode permanecer na pele por mais tempo. Podem ainda ser utilizados antes da maquilhagem.

patch penso hidrocoloide borbulhas
Imagem de Hero. Cosmetics

Gosto especialmente desta solução porque permite reduzir de forma relativamente rápida o aspeto inestético da borbulha amarelada, protegem-nos do irresistível ato de espremer, e ainda permitem ainda que a cicatrização posterior seja um pouco mais rápida, já que não se forma qualquer ferida.

patch penso hidrocoloide borbulhas

CosRX Acne Pimple Master Patch

Coverplast Hydrocolloid Blemish Dots

Hero. Mighty Patch

Alternativamente, existem pensos que, não absorvendo o conteúdo da borbulha, infundem-na com ingredientes ativos capazes de acelerar a sua resolução. Pela minha experiência, não são tão eficazes como os anteriores para acelerar a resolução da pápula, mas são mais fácies de encontrar e protegem igualmente as borbulhas de mãos impacientes.

patch penso borbulhas

Acnemy Zitless

Mario Badescu Drying Patch

Youth Lab Blemish Dots

Por fim, e para quem preferir, deixo referência aos tradicionais produtos “secantes”, dos quais tenho melhor feedback.

secantes borbulhas

Lierac Sebologie concentrado

Uriage Hyséac Pasta SOS

The Body Shop Tea Tree Oil

2. Manter a pele hidratada e promover a regeneração

Assim que a pústula fica “seca”, está na altura de recuperar a pele. Para isso, é importante garantir a sua hidratação, e fornecer-lhe ingredientes capazes de reduzir a inflamação e acelerar a recuperação. Os cicatrizantes são ideiais para isso, e, uma vez que a pele não se encontra danificada, uma textura em gel ou creme será suficiente.

cicatrizantes borbulhas

Bioderma Cicabio Creme

ISDIN Cicapost

La Roche Posay Cicaplast B5 gel

3. Camuflar a cor e volume da borbulha

Para camuflar manchas, olheiras cicatrizes ou até marcas de borbulhas, é essencial que a pele se encontre hidratada. Desta forma, os pigmentos do produto vão espalhar-se uniformemente, e a pele não vai descamar.

Depois, a maquilhagem permite não só uniformizar a cor da pele, mas também reduzir a aparência de volume. Gosto de utilizar um corretor com bom poder de cobertura e de textura tão espessa quanto possível, por forma a conseguir concentrar o pigmento na borbulha, e não espalhar pela pele adjacente.

corretores borbulhas

L’Oreal Paris Infallible concealer

Benefit Boi ing Insdustrial Strength Concealer

Vichy Dermablend SOS Cover Stick

Por fim, termino com uma camada fina de pó translúcido ou compacto, que além de mascarar o volume permite fixar o corretor aplicado anteriormente. É importante ter o cuidado de não aplicar muito pó ao ponto de este se tornar visível, e especialmente se o corretor for muito seco.

pos soltos compactos borbulhas

Shiseido Synchro Skin Invisible Silk Loose Powder

Essence All About Matt!

Vichy Dermablend Covermatte Compact Powder

Entretanto espremi a borbulha… o que faço?

Antes de mais, é importante limpar a zona da borbulha e a pele circundante.

Depois, podem ser aplicados cicatrizantes em creme pu pomada (caso se forme uma grande ferida) para proteger a pele lesada e acelerar a cicatrização, até que esta recupere a sua integridade, e que a inflamação reduza.

Reduzir as marcas

Proteção solar

A exposição solar compromete não só o processo de cicatrização, mas pode também induzir a formação de manchas em peles de fototipo mais elevado. Assim, é importante usar um protetor solar adaptado ao tipo de pele e necessidades.

Redução da inflamação e redução da pigmentação

A marca que se forma após o desaparecimento da borbulha pode demorar vários meses a desaparecer. Para acelerar este processo, existem produtos contendo ingredientes:

marcas borbulhas

Avène Cleanance Women Soin nuit lissant

CeraVe Resurfacing Retinol serum

SVR Ampoule Flash Sebiaclear

Acnemy Postzit


Publicado

em

, , , , ,

por

Etiquetas:

Comentários

2 comentários a “Como “secar” borbulhas e reduzir as marcas?”

  1. Avatar de Vera Andrade
    Vera Andrade

    Olá Marta 🙂 Ando a lutar com borbulhas que me aparecem nos seios e cujas marcas depois permanecem durante bastante tempo. Esta informação vem mesmo a calhar !! Beijinhos e muito obrigada pelo teu trabalho 🙂

  2. Avatar de martasbcf

    Ótimo, Vera! Fico muito contente por saber. Depois conte como correu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *