A lavagem repetida das mãos, o uso máscaras, esfoliantes, retinóides ou os procedimentos estéticos, entre muitos outros fatores, promovem uma remoção excessiva das camadas superiores da pele e/ou das suas secreções protetoras, tornando-a mais permeável e vulnerável a substâncias ou agressões mecânicas. Assim, estes fatores podem deixar a pele sensibilizada, mesmo que esta não seja normalmente sensível a fatores ambientais. Nesta publicação sugiro alguns produtos que podem ser usados nesta fase, por forma a restaurar o equilíbrio e conforto da pele.

*Embora a palavra “sensibilizada” seja aplicada na linguagem comum como sendo uma forma de irritação, esta não é a denominação mais correta em dermatogia, em que a sensibilização está relacionada com o reconhecimento de alergénios pelo organismo.

Limpeza

Nesta fase recomendam-se produtos capazes de realizar uma limpeza mais suave, e sem ingredientes que possam agravar a irritação cutânea (esfoliantes, por exemplo). Assim, os produtos indicados para pele sensível, ainda que não seja esse o caso, serão os mais adequados. Durante a higiene, é importante também evitar o uso de água quente, bem como a realização de fricção com a toalha.

  • Rosto
limpeza rosto
  • Corpo
higiene corpo

Redução do desconforto

Uma pele sensibilizada pode manifestar sensações de ardor, dor ou picada, que podem ou não ser acompanhadas por vermelhidão e descamação. Para atenuar estes sinais e sintomas, existem produtos de ação refrescante e calmante que podem ser utilizados:

séruns pele sensível

Estes séruns possuem ingredientes capazes de minimizar o desconforto associado à irritação, enquanto promovem a recuperação da barreira cutânea.

sprays pele sensível

Para reduzir o prurido e refrescar a pele, pode aplicar sprays e brumas calmantes sempre que desejar.

Recuperação da barreira cutânea e cicatrização

Quando a pele se encontra particularmente agredida, por exemplo, após uma esfoliação intensa ou em caso de fricção prolongada, é necessário recorrer a produtos com uma capacidade superior para acelerar a recuperação da barreira cutânea. Estes produtos são igualmente úteis em caso de ferida. Já os procedimentos estéticos, como por exemplo os injetáveis, requerem cuidados especiais.

cicatrizantes

Hidratação diária

Tal como para a limpeza, é conveniente que a hidratação diária seja realizada com recurso a produtos indicados para pele sensível, e adequados ao tipo de pele. Para isso, existem produtos com diferentes texturas e acabamentos, que frequentemente são tembém indicados como adjuvantes do tratamento de patologias cutâneas (pele atópica, rosácea…).

  • Rosto
hidratantes rosto pele sensível

  • Corpo
hidratantes corpo pele sensível

Máscara

O uso de máscaras, ou a aplicação de cosméticos sob a forma de máscara, permite restabelecer rapidamente a função de barreira da pele sensibilizada, depositando na pele ingredientes calmantes, refrescantes ou reparadores da função de barreira.

máscara pele sensível

Contorno de olhos

A pele do contorno de olhos é particularmente fina, podendo ficar sensibizada devido à salinidade das lágrimas, exposição ao tempo seco, ou à migração de produtos cosméticos. Assim, existem cosméticos especialmente indicados para a pele sensibilizada das pálpebras, que podem ser também utilizados em caso de pele atópica e eczema da pálpebra.

contorno de olhos pele sensível

Fique a par de todas as novidades, artigos e encontros!


Publicado

em

, ,

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Cosmética com ciência para consumidor@s exigentes e conscientes.

Marta Ferreira, farmacêutica e fundadora da comunidade “a pele que habito