Atrito entre as coxas | Como prevenir e produtos recomendados

Atrito entre as coxas | Como prevenir e produtos recomendados

O atrito entre as coxas é algo que incomoda tanto homens como mulheres. No entanto, esta questão terá uma maior preponderância no público feminino devido, por um lado, à sua estrutra anatómica, mas também ao uso de saias mais frequente.

O que acontece?

Imagem de Vogue

O atrito entre as coxas deve-se à fricção que ocorre entre as pernas, e pode ser agravado quando esta se encontra molhada/transpirada, durante a prática desportiva, ou na presença de areia. A pele desenvolve uma reação inflamatória, que resulta em ardor, dor e vermelhidão, podendo mesmo ferir. A longo prazo, esta fricção prolongada pode resultar em hiperpigmentação (manchas escuras), borbulhas (acne mechanina) ou foliculite (pêlo encravado e infetado).

Como prevenir?

O uso diário de hidratante de corpo pode ser suficiente para revestir a pele com uma película lubrificante, capaz de minimizar o atrito entre as coxas. Porém, estas formulações podem não ter uma capacidade de “fixação” adequada para garantir este efeito ao longo do tempo. Assim, existem produtos no mercado desenvolvidos especialmente para este efeito:

atrito entre as pernas

Aptonia Anti-friction cream

Aptonia Anti-friction stick

Akileine Sports (farmácia)

Alternativamente, poderá usar vaselina, um hidratante gordo, ou um creme barreira. Contudo, é possível que estes produtos tenham um efeito menos duradouro.

fricção entre as coxas

Eucerin Aquaphor

Uriage Bariéderm

Vaselina Purificada

Existem ainda calções anti-atrito que podem ser usados entre a saia e o corpo, bem como saias calção que reduzem a fricção entre as coxas.

Como cuidar?

Quando a pele já apresenta irritação, é importante lavar com um produto suave (evitar sabões), secar totalmente e aplicar um hidratante. O vestuário deve ser largo e arejado, por forma a evitar o sobreaquecimento e fricção da zona irritada. Tecidos como o algodão e o linho são adequados para este propósito.

Em caso de irritação persistente ou ferida, podem ser usados cremes ou pomadas apaziguantes e cicatrizantes. As pomadas possuem ainda uma maior componente oleosa, pelo que poderão também ajudar a prevenir o atrito entre as coxas.

fricção entre as coxas

Em caso de infeção, marcada pela presença de pus ou manchas vermelhas persistentes e bem delimitadas, é indicado consultar um profissional de saúde.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.