Com a aproximação do verão os lançamentos da indústria cosmética abrandam. Por isso, não perdemos grande coisa ao condensá-los num período de 3 meses. Esta temporada foi claramente marcada pelos produtos sólidos e multifuncionais. Será este sinal dos tempos? Ou será apenas uma moda? Só o futuro nos dirá.

Sesderma Skin Roller

Os rolos de microagulhas têm feito furor na internet há um par de anos, e parece que vieram mesmo para ficar. Estes dispositivos permitem formar microcanais na superfície da pele, de maiores ou menores dimensões, facilitando a penetração de ativos através da camada que mais limita a sua entrada: a epiderme. A Sesderma decidiu juntar um Skin Roller com agulhas de cerca de 2 mm (a epiderme tem em média cerca de 3 mm) a uma embalagem que permite embeber o roller com produto a cada utilização, possibilitando uma aplicação rápida. Está disponível nas linhas de rosto Azelac Ru (pele com manchas), C-Vit (pele com falta de lumunisidade) e Factor G (pele envelhecida), bem como na linha capilar Seskavel.
Fiquei bastante reticente relativamente à utilização de microagulhas em casa, não só devido ao aumento da capacidade de penetração de ativos, que podem mais facilmente tornar-se irritantes, mas também à eventual entrada facilitada de microrganismos, especialmente se a limpeza da pele (e do rolo) não for a mais cuidada. Mas neste caso, em que a epiderme não é ultrapassada, e tendo em conta as formulações em questão, prevejo uma boa experiência para a maioria dos utilizadores.
Recomendo seguir rigorosamente as instruções de utilização da marca.

Gliss Condicionador 7 Sec

Depois de a L’Oreal nos mostrar a Wonder Water amaciadora de cabelio que promete atuar em 8 segundos, a Gliss lança 3 águas que atuarão… em 7 segundos. Provavelmente, o tempo de repouso é indiferente para qualquer um dos produtos, até porque as formulações são equiparáveis. Não fiquei fã deste tipo de produto, já que não deposita resíduo quase nenhum sobre o cabelo e requer uma grande quantidade por utilização. Podem consultar a minha opinião completa e ver para quem pode ser interessante nesta review.

Apivita Natural Soap

Apesar de a Apivita ter começado por produzir sabonetes, estes foram perdendo protagonismo entre o seu portofólio. Agora, a marca destaca 6 sabonetes para rosto, mãos e corpo, com diferentes fragrâncias, cores e até texturas. Para os amantes da saboaria, é uma ótima novidade!

Noreva Bergasol expert brume solaire spf50+ 

As formulações de solares da Noreva foram melhoradas apresentando-se agora com um toque seco e formulações “ecologicamente responsáveis” (certamente já saberão que tenho muitas dúvidas acerca deste conceito). A marca destaca ainda a proteção contra a luz azul, infravermelha, e a resistência à água.
L’Oréal Professionnel Serie Expert Metal Detox
No segmento capilar, a L’Oréal Professionnel acaba de lançar a Serie Expert Metal Detox. Estes produtos terão como objetivo reduzir a quebra de cabelo associada à deposição de metais no interior da fibra capilar. A princípio julguei que pudessemos estar a falar de metais alcalino-terrosos que estão presentes na água dura, porque a maioria do material de comunicação da marca não é claro a esse respeito. Mas após ver o vídeo acerca da abundância de metais nas águas para consumo no planeta, verifiquei numa pequena npta de rodapé que estamos a falar de ferro e cobre, embora se realce que não estamos perante uma questão de saúde pública. Esta gama será especialmente interessante para cabelos sujeitos a coloração e descoloração, já que são os mais danificados, e que a deposição de metais pode comprometer o resultado da mudança de cor do cabelo. Na sua formulação, a marca destaca a molécula Glicoamine, que conseguirá penetrar a fibra capilar e captar estes metais. A gama inclui um protocolo de 3 passos para salão, com pré-tratamento, limpeza e proteção, bem como champô e máscara capilar para usar em casa.

Uriage créme lavante solide



Continuando na onda dos sólidos, a Uriage “transformou” o seu creme lavante de corpo e rosto num sabão de limpeza suave e rico em gorduras vegetais: manteiga de karité, óleo de côco e Limnanthes alba. Esta formulação inclui também a água termal da marca. É indicado para pele seca.

Youth Lab City Guard

A Youth Lab conta agora com uma gama antioxidante e anti-manchas, que será indicada para todos os tipos de pele, incluindo a pele sensível. O derivado da vitamina C escolhido foi o ácido 3-o-etilascórbico, que é mais estável e bem tolerado do que o ácido ascórbico, encontrando-se associado à niacinamina, vitamina E e pantenol, de ação apaziguante. Estão disponíveis um sérum, hidratante em embalagem airless e protetor solar, que garantem uma rotina completa. Já gosto imenso do Restoring serum da marca, e esta gama poderá ser uma escolha para quem procura estes outros ativos.

Babé Total Cream

A Babé lançou um hidratante multifuncional para rosto e corpo em tamanho de viagem, ideal para transportar no dia-a-dia. A sua fórmula é muito interessante, contendo vários ativos hidratantes, apaziguantes e para o reforço da barreira cutânea, como são a niacinamida, extrato de Centella asiatica, palmitato de retinilo e prébioticos. Achei-o bem interessante para levar em viagem ou transportar na mala no dia-a-dia!

Comfort Zone Sacred Nature

A Comfort Zone, que integra a Davines, tem vindo a reforçar o seu esforço no desenvolvimento de políticas sustentáveis. A nova gama Sacred Nature contém ativos botânicos de ação antioxidantes originários de agricultura responsável, e segundo a marca terá um impacto de carbono negativo. É tambem certificada pela COSMOS. Inclui um bálsamo de limpeza, hidratantes de corpo e rosto, sérum, máscara esfoliante e sabonete corporal.
Well’s corpo

A Well’s tem vindon a apostar na sua marca própria em vários segmentos, entre os quais se encontra a cosmética. Conta agora com três gamas de cuidados de corpo: para pele atópica, Dermatopic, uma gama de cuidados para o dia-a-dia, e a Botanical Therapy, com 3 fragrâncias distintas. As gamas de preço são próximas dos produtos de supermercado, e podem ser muito interessantes para quem procura cuidados mais específicos a preços económicos.

Nivea Naturally Clean

Mais sólidos. Desta vez foi a Nivea que lançou três sabonetes de limpeza, de embalagem inteiramente reciclável e certificação ECOCERT. Estão disponíveis na variedade esfoliante, com carvão ativado, refrescante, com óleo de amêndoas e extrato de mirtilo, e de luminosidade, com extrato de rosa e vitamina E. Tratanto-se de produtos de limpeza, não e parece relevante este tipo de distinção. A marca não mas menções nesse sentido, mas pessoalmente optaria pelo carvão para uma pele oleosa, e refrescante ou de luminosidade para uma pele menos oleosa.

Shiseido Ultimune & WASO Shikulime

Pela segunda vez, a Shiseido decide reformular o seu mais famoso sérum. A antiga ImuGeneration Technology chama-se agora ImuGenerationRED Technology, e inclui a mistura de ingredientes The Lifeblood™ (extratos de Houttuynia cordata e Hibiscus sabdariffa) que segundo a marca promoverão a circulação sanguínea que irriga as camadas da pele. A marca promete uma pele mais luminosa em apenas 3 dias. Adoraria conhecer os estudos que sustentam estas alegações!

Também a gama WASO ganha agora novas formulações contendo 4 “superingredientes” botânicos originários do Japão, renovando o seu compromisso para com a natureza, a pele dos consumidores, e as pessoas que para a marca trabalham. Estes novos produtos têm como objetivo deixar a pele saudável e bonita, dispensando o uso de filtros, e incluem cuidados de uso diário, para a limpeza e hidratação, mas também formulações de ação localizada, com o objetivo de minimizar a aparência dos poros, lesões acneicas ou secura cutânea. Estas últimas opções eram uma falha clara na gama, tendo em conta o público-alvo a quem se destina.

Sensilis Eternalist A.G.E. [RETINOL FILLER]

A gama Eternalist é indicado para mulheres de “pele madura” (detesto a expressão), e tem como objetivo minimizar a perda de volume e definição dos contornos faciais, mantendo-se adequada para pele sensível.
Este novo Eternalist A.G.E. [RETINOL FILLER]  reduzir a aparência das rugas de forma localizada, melhorando a luminosidade e elasticidade da pele. Porém, na denominação do produto, a marca sugere que este terá retinol, o que não se confirma. Este produto contém sim um derivado muito mais fraco, palmitato de retinilo, que também não se encontra a 10% como é sugerido na rotulagem, mas sim numa concentração superior. Os 10% referir-se-ão à mistura de ingredientes contendo palmitato de retinilo utilizada na formulção. Adicionalmente, a marca destaca o conteúdo deste produto em ácido hialurónico e um péptido “botox-like”. Apesar da comunicação menos feliz, as imagens divulgadas pela marca do seu estudo cliníco são atrativas! Se usarem, contem-me a vossa experiência.

Martiderm Black Diamond Sublime Expert Creme de Olhos

A Martiderm complementou a sua gama Black Diamond com um creme para o contorno de olhos que se propõe a atuar sobre os sinais do envelhecimento, perda de luminosidade, papos e olheiras, protegendo a pele da luz azul. Para isso, a marca destaca na sua formulação o ácido hialurónico, Argireline (acetyl hexapeptide-8), e o seu ingrediente Epigen 145. Na formulação encontramos ainda ingredientes iluminadores e hidratantes, que proporcionarão uma homogeneização imediata da tez. O aplicador com efeito frio realçará os resultados do produto. É, no mínimo, promissor!

Caudalie Vinosource-Hydra

A Caudalie tem reformulado e reembalado gradualmente as suas gamas, destacando um menor impacto ambiental e maior segurança das suas formulações. Este último aspeto é absolutamente irrelevante, visto que todos os cosméticos que se encontram no mercado (os legais, entenda-se), são seguros. Mas para quem se sente atraído por este marketing do medo, é sempre aliciante.
A gama Vinosource chama-se agora Vinosource-Hydra, e destina-se a hidratar e apaziguar a pele sensível. Nesse sentido, a marca destaca a água de uva e o extrato de aloe vera proveniente de agricultura biológica. Inclui uma geleia (novidade), um creme sorvete, creme de hidratação intensa, sérum, óleo e máscara.

Filorga NCEF Shot Concentrado

(Quase) todos os produtos Filorga têm um ingrediente-chave: o NCEF. Este consiste numa combinação de vitaminas, minerais e aminoácidos que são administrados de forma injetável em gabinete, com ação anti-envelhecimento, mas que se encontram também encapsulados nos cosméticos da marca.
Há uns anos, a Filorga lançou a gama NCEF-Reverse, que prometia a mesma quantidade de uma injeção de NCEF por embalagem de produto. Agora, a marca promete essa mesma quantidade em apenas uma utilização, lançando assim o NCEF-SHOT. Este produto não terá obviamente o efeito de um injetável, mas promete melhorar o aspeto geral da pele em apenas 10 dias (15mL), indicando-o para pele “desvitalizada”. A marca enviou-me uma embalagem para teste, mas confesso que não fiquei encantada. Proporciona uma excelente hidratação e uniformização da textura da pele, talvez até por este mecanismo, mas nada de fantástico. Quem sabe se alguém com uma pele mais carente destes ingredientes sentirá a diferença?´
Garnier Skin Active Máscaras Tecido
Acho interessante o facto de a Garnier ter toda uma gama “ecológica”, e insistir em lançar máscaras descartáveis para o mercado, que entretanto devem ser mais de 5.
Apesar de a proposta não ser muito diferente de outras máscaras de que já dispunham (hidratação), existem agora duas referências mais focadas em ingredientes ativos: ácido hialurónico, hidratante, e vitamina C, antioxidante. Noutros países foi lançada também uma máscara com niacinamida. As máscaras são compostas de fibra de celulose.

Fique a par de todas as novidades, artigos e encontros!


Publicado

em

, , , , , , , ,

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Cosmética com ciência para consumidor@s exigentes e conscientes.

Marta Ferreira, farmacêutica e fundadora da comunidade “a pele que habito