A experiência diz-me que no que a novidades diz respeito, esta tende a ser a melhor época do ano para quem vibra com inovação em cosmética. Mas apesar de estarmos em 2020, e de as reformulações reinarem entre as novidades, arrico-me a dizer que este ano não ficou aquém dos anteriores!

Deliplus Regen Skin Potenciador de Retinol

Ao contrário daquilo que é comum nas marcas de supermercado, o sérum Regen Skin Deliplus (marca própria do Mercadona) contém retinol como ativo principal, além do já habitual palmitato de retinilo e do muito atual bakuchiol. Este último ingrediente demonstrou atuar de forma semelhante ao retinol na promoção da expressão de determinados genes, o que sera benéfico para o rejuvenescimento da pele. Quando a sua aplicação foi estudada em humanos, o bakuchiol demonstrou também um efeito interessante, embora menos marcado do que o retinol, e com uma menor probabilidade de desenvolver efeitos indesejáveis. Por este motivo, e por termos ainda pouca evidência, o bakuchiol está longe de ser uma verdadeira alternativa ao retinol. Mas o que torna a associação de bakuchiol com retinol interessante é o seu potencial efeito sinérgico, já que o bakuchiol promoverá um aumento da expressão dos genes dos recetores celulares para o retinol, o que poderá resultar num aumento dos efeitos deste último. Além destes ingredientes, o Regen Skin contém também vitamina E, de ação antioxidante, e fator de crescimento epidérmico (EGF, oligopeptide-1). Já comecei a usá-lo, e gosto bastante. Embora a marca não indique a concentração de retinol do produto, esta formulação parece-me indicada para quem pretende iniciar o uso de retinóides. Contudo, a marca não o recomenda para pele sensível nem para grávidas. A textura é mais oleosa do que aquilo que seria expectável num sérum, pelo que para uma pele oleosa poderá substituir o uso de um creme.

Phyto Phytodefrisant
A geleia Phytodefrisant é um dos produtos icónicos da Phyto. Com um complexo vegetal e extrato de alteia rico em mucilagens que atraem a água para a fibra capilar, este produto é indicado para proteger os cabelos aquando do brushing e facilitar o ato de pentear. Talvez por isso, a marca decidiu usar o seu nome para criar uma nova gama de produtos, que conta agora com um champô e um produto para retoques. 
O champô possui uma aparência de óleo gelificado e uma base lavante muito suave, que elimina as impurezas do couro cabeludo ao mesmo tempo que deposita ingredientes hidratantes e emolientes sobre a fibra capilar. Já o cuidado para retoques trata-se de uma bisnaga com um pincel aplicador, cuja formulação permite disciplinar os cabelos ao longo do dia, protegendo-os da humidade.
Foreo Bear
A pensar na perda de firmeza da pele e redução do tónus muscular que acontece naturalmente durante o envelhecimento, a Foreo lança o dispositivo Bear. O Bear atua por ação de uma microcorrente elétrica indolor, que segundo a marca será capaz de promover a reconstrução de colagénio, reparar as fibras de elastina danificadas, e dessa forma refirmar a pele e musculatura do rosto. Aliás, a musculatura será provavelmenteo principal alvo deste dispositivo, já que as suas alterações, a par da perda de osso e gordura, são os principais responsáveis pelas alterações da estrutura facial. Tal como o Luna, também o Bear possui a tecnologia de pulsações T-Sonic patenteada pela marca. 
A Foreo recomenda que este dispositovo seja sempre usado após a aplicação de um gel condutor, como o sérum da marca, por forma a garantir uma utilização eficaz e indolor. Felizmente, há muitos séruns no mercado com estas características!
Apesar de a eficácia dos dispositivos de microcorrentes para uso domiciliário não ser clara, o Foreo Bear parece-me muito interessante para quem gosta deste tipo de gadget. Veremos se o número crescente de reviews positivas se continua a verificar!

Eucerin Hyaluron-filler + elasticity 3D sérum 

Para complementar a gama Hyaluron Filler Elasticity, para pele madura, a Eucerin lança um sérum antienvelhecimento com ação focada no combate às manchas, e eficácia da redução da aparência das rugas. Para isso, a gama inclui nesta formulação o seu novo ativo Thiamidol, com muita investigação interessante, e que neste produto será capaz de reduzir a aparência das manchas em 2 semanas. O sérum inclui ainda ácido hialurónico, como não podia deixar de ser, de dois pesos moleculares distintos, e arctiina, da bardana, que acelera comprovadamente a renovação de colagénio. A formulação é adequada para todos os tipos de pele. Arrisco-me a dizer que a Eucerin é uma das marcas que mais produtos interessantes tem lançado nos últimos tempos, graças ao suporte científico de todas as suas novidades!

Nivea Naturally Good 

A gama Naturally Good da Nivea tem como objetivo destacar os compromissos da marca em termos de sustentabilidade, através do uso de embalagens recicláveis, ingredientes naturais e (alguns) ingredientes biológicos. É de notar que nem sempre os ingredientes biológicos têm um menor impacto ambiental, já que normalmente a agricultura biológica requer também uma ocupação de áreas de cultivo maiores, e consequentemente também um maior gasto de recursos. Assim, estas questões têm que ser analisadas caso a caso. Apesar disto, a marca descreve esta gama como sendo “100% transparente”. Provavelmente esta alegação deve-se ao facto de a Nivea afirmar usar *até* 99% de ingredientes de origem natural, o que em termos de segurança e eficácia não é relevante… e *no mínimo* 1% de ingredientes não naturais para garantir a segurança e estabilidade da fórmula. Confesso que quando vi isto me ri bastante. Não só porque os asteriscos que acrescentei às palavras denunciam variações nas percentagens, mas também porque esta simples frase, aliada ao facto de a Nivea não ter trocado nenhuma das suas gamas anteriores por esta, nos prova que nem a marca acredita que os ingredientes naturais são mais seguros. É uma questão de gosto do consumidor, perfeitamente legítima. Posto isto, não tenho qualquer dúvida de que os produtos têm imensa qualidade, não pertencesse a Nivea a um dos maiores fabricantes internacionais de produtos cosméticos. Mas esta comunicação cheia de lugares comuns e jogos de palavras pouco claros só perpetuam alguns dos mitos que circulam acerca destes produtos. E quando as grandes marcas vão atrás da desinformação, perdemos todos.

Nuxe Bio

Também a Nuxe embarcou na tendência da cosmética bio e veganas, e lança agora uma gama anti-envelhecimento com 10 produtos, que vão da limpeza à hidratação, esfoliação, cuidado de corpo e maquilhagem. De entre os seus vários ingredientes ativos, a marca destaca os extratos de chia e algas castanhas, células de citrinos, bem como os óleos de arroz e avelã. 
Além dos ingredientes de agricultura biológica, a Nuxe afirma que esta gama contém também formulações mais ecológicas, graças ao uso de matérias-primas obtidas de forma sustentável, e de embalagens totalmente recicláveis. Todas as formulações têm certificação ECOCERT.

The Body Shop CBD

Mais de 20 anos após o lançamento da gama de cânhamo, a The Body Shop apresenta agora uma gama com CBD, um dos ingredientes mais falados (e controversos) da indústria cosmética . Passo a explicar: O CBD, cannabidiol, é uma molécula presente em algumas espécies do género Cannabis, e que tem sido proposta para o tratamento de diversas patologias. No que ao cuidado da pele diz respeito, sabe-se na verdade muito pouco. Poderá ajudar a reduzir a inflamação, mas não sabemos se o fará de forma significativa, e pensa-se ainda que terá interesse para o controlo da oleosidade, sendo que também aqui a evidência é quase nula. Esta gama inclui uma máscara de limpeza em bálsamo, um hidatante e um óleo facial, todos com óleo de cânhamo e CBD.

King C. Gillete

A cosmética masculina parece estar mesmo a crescer, e a prova disso é que continuam a surgir mais gamas diferenciadas para homem. Desta vez é a Gillete que nos apresenta uma nova gama para o cuidado da barba de qualidade superior e indicada para a barda de todos os cumprimentos, desde a lavagem ao corte e cuidado do pêlo. Na King C. Gillete podemos encontrar óleos, bálsamos e gel de lavagem de barba, máquinas de barbear, lâminas recarregáveis e aparadores. Ótimas notícias para todos os homens que gostam de cuidar da sua barba!


Vichy Liftactiv Supreme Sérum HA Epidermic Filler

A gama Liftactiv tem vindo a ser atualizada nos últimos anos, e conta agora com um novo sérum que tem como principal objetivo repor a totalidade de ácido hialurónico perdido na epiderme. Embora esta molécula esteja essencialmente presente na derme, onde confere volume e retém água, há uma quantidade residual de ácido hialurónico na epiderme que se reduz com o avanço da idade, e cuja reposição melhora não só a hidatação, mas também a aparência das rugas cutâneas.
Esta formulação contém 1,5% de ácido hialurónico, bem como HEPES (esfoliante suave), vitamina C (na forma de glucósido de ascorbilo), vitamina B5 e um péptido biomimético que reduzirá a aparência das rugas de expressão. Aliás, acho estranho a marca destacar apenas o ácido hialurónico neste produto, porque esta formulação tem muito mais que se lhe diga.
Ao contrário daquilo que é habitual, o HA Epidermal Filler pode ser usado na zona do contorno de olhos.

Caudalie Resveratrol Lift

A Resveratrol Lift é uma das gamas com mais sucesso da Caudalie, e isso dever-se-à também ao prestígio que a parceria com a Harvard Medical School lhe confere. Agora, esta gama conta com uma nova patente, que se compromete a reduzir em 40% a perda de firmeza da pele, ao mesmo tempo que atenua a aprência das rugas. O responsável será o ” potenciador de colagénio vegan”, um ingrediente obtido de cascas de mogno, que se junta ao resveratrol e ácido hialurónico com o objetivo de promover a produção de colagénio e ácido hialurónico pela própria pele. Aliás, a marca afirma que estes serão mais eficazes do que o retinol na promoção da produção de colagénio. Infelizmente só nos são apresentados resultados de estudos in vitro a este respeito, sendo que o estudo clínico se relaciona apenas com a satisfação das utilizadoras deste produto. A Caudalie destaca ainda o facto das suas novas embalagens primárias e cartonagem serem totalmente recicláveis, com exceção para os doseadores e tampas.


Sesderma Serenity


Uma gama de noite. A Serenity da Sesderma tem como objetivos promover o relaxamento e contrariar os efeitos nocivos do stress sobre a pele. Os seus produtos, sérum, bruma, creme e máscara contam com a melatonina como principal ingrediente ativo, a par de um extratos botânicos (Centella asiatica, flor de lotus, nenúfar), alantoína, péptido Chronolux e magnésio. Estas formulações têm como objetivo regular o ritmo cicardiano da pele, alegação relativamente à qual tenho algumas reservas, promover a reparação e melhorar a sua qualidade. É indicada para todos os tipos de pele.


Be Beauty Cremes Blue Light Protection & Vitamina C
O Pingo Doce decide inovar na sua gama de cosméticos, e lança dois produtos de rosto que saem da “mesmice” a que estamos habituados.

O creme Blue Light tem como objetivo proteger a pele face aos alegados efeitos nocivos da luz emitida pelos ecrãs de samartphones, tablets e computadores. Ora, é certo que cada vez temos mais indícios de que a luz visível pode acelerar o envelhecimento da pele, e em particular o desenvolvimento de manchas. Mas estes dados têm por base a luz azul emitida pelo sol, cuja intensidade não é comparável àquela que os dispositivos eletrónicos alcançam. Perante isto, e tendo em conta que este creme não possui fator de proteção solar, parece-me mais relevante usar um creme de dia com esta ação, ou usar um protetor solar após este novo creme da Be Beauty. Em termos de textura, este produto será indicado para todos os tipos de pele.
Parelalamente, a Be Beauty lança também um creme antirrugas com vitamina C, e que parece francamente mais interessante do que o anterior, já que aporta um ingrediente de eficácia conhecida. Mas, uma vez mais, o seu uso durante o dia será mais efetivo se for acompanhado por proteção solar.


Lierac Mesolift & Premium


A Lierac decidiu reformular a sua gama Mesolift, que tem como objetivo minimizar nos sinais de fadiga visíveis através da pele, e lança dois novos produtos. O concentrado, em duas embalagens de 15mL, contém uma formulação extemporânea com 15% de vitamina C, de ação antioxidante e despigmentante, niacinamida (vitamina B3), vitamina E aminoácidos e ácido hialurónico microencapsulado, que atuarão de forma sinérgina para proteger a pele dos efeitos dos radicais livres, bem como para controlar a produção anormal de melanina. A vitamina C encontra-se depositada em pó na extremidade do doseador, e o produto apenas é “ativado” aquando da primeira utilização. Já o creme alia a niacinamida com alfa-hidrociácidos (AHA) de ação esfoliante, minerais e pantenol, com o objetivo de mellhorar a textura e hidratação da pele.
Foi também reformulado o sérum da gama Premium, que se propõe a atuar sobre todos os sinais do envelhecimento através da cobinação de um hexapeptídeo, análogo da proteína FOXO que está implicada no envelhecimento celular, extratos botânicos e um complexo de ácido hialurónico. Esta formulação conta agora com o extrato de tulipa negra, que segundo a marca será capaz de aumentar a síntese de ceramidas e promover o espessamento da epiderme, bem como extrato de kombucha, de ação antioxidade, e que aportará mais luminosidade à tez.
A Lierac lança ainda uma “máscara de tecido” dourada de efeito iluminador, hidratante e preenchedor imediatos. Esta máscara possui uma dupla camada, consitituida internamente por viscose e externamente por alumínio dourado, que promoverá a oclusão da pele, e encontra-se embebida numa formulação que contém o extrato de tulipa negra e o complexo de ácido hialurónico da gama.


La Roche Posay Effaclar sérum

O sérum Effaclar da La Roche Posay é tudo menos novo. Este produto já existia em países como o Brasil e Espanha, e chega agora finalmente a Portugal. Trata-se de um produto indicado para pele com tendência acneica, que tem como objetivos reduzir o desenvolvimento de imperfeições e marcas das mesmas, bem como a aparência dos poros visíveis. Para isso, a sua formulação contém 1,5% ácido salicílico, 3,5% ácido glicólico e 0,45% LHA, todos de ação esfoliante, bem como niacinamida, que reforça a função de barreira da pele e tem ação seborreguladora. A marca recomenda que a sua utilização seja acompanhada da aplicação diária de proteção solar, e que seja evitada a zona do contorno dos olhos. 


Pantene Waterless

A Pantene decidiu trazer algo de realmente novo, e lança assim uma gama de produtos de penteado sem enxaguamento, e que se destinam aos dias em que não lavamos o cabelo. O Cheat Day Dry Shampoo não é mais do que um champô seco em espuma de acabamento invisível, que proporciona também algum volume aos cabelos mais finos. Já os sprays Mist Behaving e Light Touch são condicionadores em spray indicados respetivamente para cabelos espessos/normais e finos. Por último, o creme Curl affair permite redefinir os caracóis no cabelo seco. Parece-me uma gama muitíssimo interessante!


Skinceuticals Tripeptide-R Neck Repair

A pensar nos sinais do envelhecimento da pele do pescoço, a Skinceuticals lançou o creme Tripeptide-R Neck Repair. A pertinência deste produto justifica-se pelo facto de a pele do pescoço ser mais fina do que a do rosto e produzir menos sebo, o que faz com que não tolere alguns ativos em determinadas concentrações, bem como mas também pelos sinais de envelhecimento que aparecem especificamente nessa zona. 
A sua formulação contém 0,2% retinol formulado por forma a ter uma libertação gradual, 2,5% de um complexo de tripeptídeo e 5% de um complexo de glaucina, um alcalóide que se destina neste produto a melhorar a firmeza da pele. A marca apresenta o resultado de um estudo clínico com 50 volutários, que demonstra a eficácia deste produto em termos de rugosidade, aparência das linhas horizontais e firmeza da pele do pescoço.
Creio que este produto vem preencher uma importante lacuna no mercado de cosméticos… Apesar de o preço ser um tanto ou quanto proibitivo. Para quem se interessar e puder, o investimento pode ser interessante!


Guerlain Abeille Royale loção fortificante


Também a Guerlain decide reformular a sua loção de rosto, aumentando concentração de geleia real em 25 relativamente à da formulação anterior. A geleia real é o ingrediente chave da gama mais exclusiva da Guerlain, e nesta nova loção este ingrediente encontra-se encapsulado em lipossomas, sendo acompanhado pelo mel e pelo glicirrizato de potássio, ambos de ação apaziguante. Este produto tem assim a função de hidratar e acalmar a pele, mesmo sensível, fortalecendo a sua função de barreira e protegendo-a das agressões ambientais. 
Esta formulação é indicada para todos os tipos de pele e contém 98% de ingredientes de origem natural.

Martiderm Skin Complex Advanced

Também a Martiderm que aposta na reformulação de um produto, e as suas ampolas Skin Complex+  transformam-se em Skin Complex Advanced. Nesta fórmula mantém-se os 15% de vitamina C, e o complexo de vitaminas A (lipossomada) E, F e B5 passa de 5 para 10%, ao mesmo tempo que temos um aálogo da vitamina D e uma concentração declarada de 5% de proteoglicanos Proteum 89+, a que a marca chama de proteoglicanos de 3ª geração. 
Esta formulação é indicada para pele desidratada e tez baça, mas também para o combate à perda de firmeza e rugas de expressão, com eficácia demonstrada em estudos clínicos.


ISDIN Fusionwater Urban & ISDINCEUTICS Melatonik

O uso diário de proteção solar já é amplamente aceite como sendo o principal cuidado para a prevenção do envelhecimento cutâneo. Cientes disto, as marcas têm vindo a desenvolver protetores mais agradáveis e indicados para a pele do rosto, e que combinam tecnologias de proteção contra a radiação UVA, a principal responsável pelo envelhecimento cutâneo, mas também a luz azul e até infravermelhos. A ISDIN decide aproveitar a fama da sua gama Fusionwater para lançar um protetor solar para uso diário que alia todas estas proteções com um FPS30 e proteção UVA 30, que será suficiente para a exposição solar indireta da qual somos alvos no dia-a-dia.
Além disso, esta formulação inclui um complexo de ativos antioxidantes que permitirão minorar os efeitos nocivos dos radicais livres formados pela radiação, e em especial na formação de manchas.

A marca lança ainda o sérum de noite ISDINCEUTICS Melatonik, com melatonina vitamina C, bakuchiol. Este produto com textura de óleo destina-se a promover a reparação da pele e a reduzir a aparência dos sinais do envelhecimento cutâneo. Ou muito me engano ou esta é a formulação das antigas Flavo-C noite, entretanto reformuladas… Mas não tenho informação oficial nesse sentido.

Apivita Bee Radiant
A Apivita decidiu reformular a gama Bee Radiant, indicada para a prevenção dos primeiros sinais de envelhecimento. 
Esta gama inclui um sérum, dois hidratantes de dia (gel-creme e creme rico), um gel-bálsamo de noite indicado para todos os tipos de pele e um creme de olhos. No que diz respeito a ingredientes ativos, a marca destaca os ingredientes os extratos de peónia branca e de própolis, entre outros ingredientes de origem botânica, que no seu coinjunto serão capazes de reduzir a formação de rídulas e o aparecimento de  hiperpigmentação na pele.

Garnier Bio Ultra suave champô sólido

A Garnier decidiu embarcar na moda dos produtos sólidos, e lança 4 champôs com este formato, que apresentam vantagens ambientais: menos embalagem, mais durabilidade e menos volume por cada produto vendido. As formulações parecem idênticas, embora a marca os diferencie, e prometem durar 2x mais do que um champô semissólido. Já comprei o meu, e tenho tido uma experiência positiva, apesar de não considerar estes produtos tão práticos como os tradicionais. Será que os consumidores aprovarão?

Filorga Global essência & olhos


A gama Global Repais da Filorga acaba de ganhar duas novas formulações: uma essência e um creme para o contorno de olhos. Esta gama é indicada para o combate aos sinais do envelhecimento na sua globalidade, combinando aquilo a que a marca denomina por Fatores de Reparação Intensiva da marca, que incluem vitaminas, ceramidas e ómegas. Adicionalmente, esta gama contém ainda NCEF, um complexo que a  Filorga usa nos seus tratamentos de mesoterapia e que contém 50 ingredientes, entre vitaminas, coenzimas e aminoácidos.  

A essência contém um extrato de alga castanha, que segundo a marca aumentará a produção de lípidos na epiderme e estimulará a expressão de genes envolvidos no reforço da barreira cutânea. Já o creme para o contorno de olhos contém extrato de tuberosa, que melhorará a microcirculação, e extrato de sementes de sésamo, que a marca utilizará para redefinir o contorno dos lábios.

SVR Sebiaclear Micro-peel & Biotic 
A SVR decidiu complementar a sua gama para pele acneica, e lança uma essência de ação esfoliante e adstringente, com ácido lactobiónico, salicílico e álcool, bem como niacinamida e gluconato zinco, que terão uma ação seborregulagora. A marca indica-o mesmo para pele sensível, de manhã e à noite.

Paralelamente, a SVR ganha também uma nova gama de produtos, inspirada na microbiota cutânea. Segundo a SVR, esta gama contém “probióticos pasteurizados” que fortalecerão a barreira cutânea.  Ora, há aqui uma contradição. Se são pasteurizados não são probióticos, já que por definição a palavra “probiótico”implica que as bactérias estejam vivas e capazes de colonizar. Para bem de todos nós, não estão. A SVR justifica esta escolha pelo facto de a estirpe selecionada, do género Lactobacilus reter as suas propriedades probióticas após a pasteurização. Não duvido que este ativo seja eficaz para o fim a que se destina, mas bactérias mortas não têm propriedades probióticas. E, uma vez mais, ainda bem. Estes ativos podem sim ser pósbioticos, já que aportam frações e metabolitos de microrganismos, que podem ter ação biológica. Pode parecer um detalhe. Mas é um detalhe que faz toda a diferença no modo de ação destes produtos.

A par destes ingredientes, cada uma das 4 formulações destaca-se pela inclusão de outros ativos: Biotic C com 20% ácido ascórbico, nas formas de tetraisopalmitato de ascorbilo e ácido 3-o-etilascórbico, Biotic Cera com ceramida 3 e tetraisopalmitato de ascorbilo, Biotic Hyalu com hialuronato de sódio e hialuronato de sódio acetilado e Biotic Pepti, com o dipéptido SpecPed® SKE-P e tetraisopalmitato de ascorbilo. Os Biotic C e Pepti parecem-me claramente os mais interessantes.

Fique a par de todas as novidades, artigos e encontros!


Publicado

em

, , , , , , ,

Comentários

2 comentários a “Novidades Setembro, Outubro e Novembro 2020”

  1. Avatar de Margarida Henriques
    Margarida Henriques

    Olá! Adoro o teu conteúdo. Adoro como tornas a parte científica de tudo tão interessante. Gostava de perguntar, pois já tentei expor a questão mas ainda não tive resposta pela Eucerin, se os produtos que contém thiamidol podem ser usados numa rotina que inclua vitamina A ou AHAs? Obrigada!

    1. Avatar de martasbcf

      Obrigada, Margarida! Não creio que o thiamidiol seja irritante, mas terá mesmo que testar aos poucos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Cosmética com ciência para consumidor@s exigentes e conscientes.

Marta Ferreira, farmacêutica e fundadora da comunidade “a pele que habito