Envelhecimento pt.2| Produtos recomendados

Envelhecimento pt.2| Produtos recomendados

Se por um lado nem todos envelhecemos da mesma forma, e muito menos apresentamos as mesmas preocupações; é igualmente verdade que os principais fatores que aceleram o envelhecimento cutâneo são sensilvemente os mesmos para qualquer ser humano. Além disso, os ingredientes ativos cosméticos realmente efetivos são poucos, e parecem ser benéficos para diferentes perfis de envelhecimento.

Posto isto, será fácil prever que as minhas recomendações serão sensivelmente as mesmas independentemente da idade; à exceção de alguns ajustes para diferentes tipos de pele, preocupações específicas ou sensibilidades.

Esta publicação tem muitos produtos, e pode parecer assustadora. Por isso, e se ainda não o fizeram, recomendo começar por espreitar a publicação “Rotina de cuidados de rosto| Como posso construir a minha?” para compreender a lógica da montagem da rotina, e também como escolher os produtos que são absolutamente essenciais.

Limpeza

 

A limpeza é essencial para promover a renovação da pele, impedir a acumulação de impurezas, e garantir a eficácia dos produtos aplicados. No entanto, e uma vez que os produtos de limpeza são maioritariamente enxaguados (na minha modesta opinião deverão sempre ser); não fará muito sentido investir em produtos de limpeza de ação anti-envelhecimento. A exceção vai para os produtos de limpeza que são também esfoliantes. Todos estes produtos são adaptados para o uso diário, contudo não é necessário ter um produto destes; e se já usam outros produtos na rotina com a mesma ação, são mesmo de evitar.

CeraVe SA limpeza
Suave e indicado para pele sensível, mas levemente esfoliante; por forma a melhorar a textura da pele no dia-a-dia. Este produto contém niacinamida e ceramidas, aliados a uma base lavante usave com gluconolactona e 0,5% ácido salicílico.
 
Neostrata Skin Active exfoliating wash
A versão posh e em espuma. Igualmente delicado, mas com fragrância mais intensa, Contém ácido lactobiónico e gluconolactona. Podem ler a review completa aqui.
 
The Inkey list salycilic cleanser

Especialmente indicado para pele oleosa e acneica, mas pode ser usado pontualmente em todos os tipos de pele em substituição de um esfoliante, para controlo da textura. Com 2% de ácido salicílico e uma base lavante suave.

 
Tónico
 

Os tónicos já não têm a mesma função de outrora, mas podem ser interessantes para entregar ingredientes ativos a uma pele oleosa pela sua textura leve, como produtos esfoliantes; ou simplesmente para aportar mais àgua à pele. Continuam a não ser essenciais. Mas para quem não os dispensa, ficam algumas sugestões.

 

The Inkey List PHA toner

Indicado para quem não tolera esfoliantes intensos ou já usa outros ingredientes ativos potencialmente irritantes e gostaria de usufruir de uma esfoliação extra. Esta formulação deve a sua ação esfoliante unicamente à gluconalactona, mas contém também niacinamida e extrato de aloe vera, por forma a recuperar a função de barreira da pele.

The Ordinary glycolic Acid 7% Toning Solution

Uma versão mais intensa, mas não em demasia. Além de conter 7% ácido glicólico, a formulação contém também extratos vegetais apaziguantes e componentes do fator humectante natural da pele.
 
Pixi Retinol Tonic

Se querem começar a usar retinol “sem ondas”, ou procuram simplesmente um tónico com benefícios extra, este é uma excelente opção. A concentração deste ingrediente ativo será propositadamente baixa, e a formulação possui ainda pantenol, um derivado da vitamina C e extratos vegetais. Por isso mesmo, o que torna a lista de ingredientes é demasiado extensa e complexa para recomendá-lo a uma pele sensível.

 
Sérum
Os séruns são produtos de carácter menos hidratante do que os cremes tradicionais, mas especialmente concentrados em ingredientes ativos.  Não são essenciais, até porque alguns cremes já contêm concentrações interessantes e eficazes desses mesmos ingredientes. Mas podem ser uma boa opção para uma pele oleosa, e que não se sinta bem com um creme tradicional, para veicular ingredientes ativos que requerem concentrações muito elevadas, ou para aplicar antes do protetor solar.
Como seria expectável, existem séruns com vários propósitos; mas de uma forma geral gosto de pensar da seguinte forma:
  • Prevenção
 

La Roche Posay Pure vitamin C10 

Este produto destina-se a veicular vitamina C a uma pele sensível numa concnetração de 10% graças ao pH da formulação. Contém ainda um péptido apaziguante (neurossensine) e uma reduzida concentração de ácido salicílico.
Avène A-Oxitive sérum
Para uma pele mais sensível, este sérum da Avène alia derivados estáveis das vitaminas C e E à água termal Avène.
Skinceuticals C E Ferulic
Um clássico, para quem a sensibilidade (e a carteira) não é problema. Combina 15% vitamina C com 1% vitamina E e 0,5% ácido ferúlico; tendo uma elevada capacidade de prevenir o dano solar.
Primark Ps Brightening serum
Para quem procura uma alternativa económica e não se incomoda com perfumes intensos. Este sérum da Primark contém essencialmente uma derivado estável da vitamina C; e para o que custa chega e sobra.
  • Rugas e correção global dos sinais do envelhecimento
Para uma pele que não irrita facilmente e pretende introduzir retinol na rotina. Ao contrário da tradçião de usar os mesmos ingredientes ativos para dia e noite, a Avène manteve o retinaldeído no seu prduto de uso noturno, aliando-o a um derivado estável da vitamina é. Review completa aqui.
The Ordinary Granactive Retinoid 2% Emulsion
Uma versão económica e indicada para iniciados nas lides dos retinóides. Contém 2% de um derivado mais suave e recente deste ingrediente ativo, numa base muito simples.
Dr Sam Flawless Nightly serum
Este sérum é especialmente interessante para quem sofre ou já sofreu de acne e possui manchas escuras. Contém 10% niacinamida, 5% acido azelaico, 2% do derivado anterior do retinol e 1% bakuchiol.
Para quem não tolera retinóides de todo, a Sesderma tem uma formulação contendo bakuchiol, e ingredientes ativos calmantes; que de alguma forma mimetizarão o seu efeito; em menor escala.
Para uma pele sensível, com possibilidade de ser usado de dia e de noite. Com uma elevada concentração de uma forma estável de vitamina C, aliado a vários péptidos e tecnolgias inovadoras. Review completa aqui.
  • Anti-manchas
Este produto é especialmente interssante para prevenir o aparecimento de manchas, podendo ser usado como antioxidante matinal. Além disso, a sua formulação contém um extrato de sarmento de videira com viniferina, capaz de minimizar as manchas escuras, vitamina é e bisabolol, de ação apaziguante.
Um sérum recheado de ingrdientes ativos para prevenir e atenuar as manchas. Além de conter um derivado do ácido azelaico, este produto possui resorcinol, ácido tranexâmico e muitos outros.
Um sérum indicado para pele com melasma, que dificilmente será solução para o tratar definitivamente (como qualquer cosmético). É concentrado em ingredientes ativos, com 5% niacinamida, 5% de ácidos esfoliantes, 3% ácido tranexâmico, e 2% de um complexo que entre outros ingredientes inclui ácido kójico.
The Ordinary Ascorbic Acid 8% + Alpha Arbutin 2%
A opção económica e que pode dar resultados interessantes.
  • Refirmante

Não é fácil contrariar a gravidade, e por isso todos os podutos destinados a este fim terão sempre uma ação modesta. No entanto, e de entre os séruns que conheço, estes são os melhores cotados:

Este sérum contém DMAE, um ingrediente de ação “botox-like” (naturalmente, não é a mesma coisa que injetar botox), aliado a péptidos biomiméticos e uma rede tensora que lhe proporciona um rápido resultado.
Para quem procura um sérum que proporcona simultaneamente proteção e correção. Contém 15% de secreção purificada de Cryptomphalus aspersa (baba de caracol), uma tecnologia tensora, e ingredientes antioxidante e reparadores como a coenzima Q10, niacinamida, um complexo vitamina C e vitamina E.
The Ordinary Buffet
Este produto não é nada mais do que o “buffet” de péptidos e aminoácidos , alguns deles com ação botox-like, e que no eu conjunto constituem 25.1% da formulação.
Hidratante
  • Prevenção
Além do protetor solar, que é absolutamente essencial para quem pretende prevenir ou retardar o envelhecimento da pele; existem hidratantes que podem ser usados antes do mesmo e conferem uma ação preventiva do envelhecimento cutâneo. Estes produtos farão sentido sentido em substituição do sérum ou como complemento do mesmo, por exemplo numa pele mais seca.
Mas, uma vez mais, não substituem a proteção solar. Na dúvida, usem apenas o protetor.
Uriage Age protect cuidado multi-correção instantâneo 
Além de alisar e preencher as rugas e linhas finas, com recursos a diversas tecnologias de ação temporária; este produto confere proteção contra vários agressores ambentais, ideal para complementar com o protetor solar. Este produto contém vitaminas A. C e E; a par de antioxidantes derivados de extratos botânicos.
La Roche Posay Redermic C
Para quem não dispensa vitamina C pura, a La Roche Posay tem este creme com 5% da mesma; e texturas indicadas para pele seca ou normal/mista.
Babaria Vitamin C face cream
Com 125mL e um derivado estável da vitamina C aliado à vitamina E. Deduzo que tal como o sérum da mesma gama seja um produto bastante perfumado.
  • Rugas e correção global dos sinais do envelhecimento

Para a noite, essencialmente, se não pretendem usar sérum ou como complemento do mesmo. Se usarem ambos os produtos, sérum e hidratante com ingredientes ativos; é importante ter atenção para não combinar concentrações elevadas daqueles que podem ser potencialmente irritantes (retinóides, ácidos esfoliantes, vitamina C na forma pura, etc.).

La Roche Posay Redermic r tratamento intensivo de noite
Um hidratante indicado para todos os tipos de pele, e uma boa opção para iniciar o uso de retinódes. Contém 0,2% retinol + 0,1% propionato de retinilo. Review completa aqui.
Avène Triacnéal expert emulsão
Para uma pele com lesões acneicas ou marcas das mesmas, e que pretende simultaneamente minimizar os sinais da idade. Contém 0,1% retinaldeído, a par de uma enzima esfoliante que acelera a renovação da pele. Review completa aqui.
Palmers Cocoa butter creme de noite
Uma opção económica, e que será uma alternativa menos eficaz relativamente às anteriores. Este produto também contém retinol (provavelmente em baixa concentração), aliado à vitamina E e péptidos.
Nivea Q10 Plus noite
Outra opção económica sem retinóides. Esta formulação contém apenas vitamina C na sua forma pura, aliada à coezima Q10. Ajudará sobretudo a proporcionar mais luminosidade à pele. Não haverá grande problema em usá-lo de dia, mas apenas com proteção solar elevada.
Avène Dermabsolu creme
Uma textura dedicada à pele muito seca e sensível. Este produto possui bakuchiol e 2 patentes da marca, sendo interessante para quem não pode usar retinóides. Destaque para a embalagem genial.
  • Anti-manchas
O tudo-em-um. Contém elevadas concentrações de retinóides (RetinSphere® Technology), 2% ácido tranexâmico e outros ativos despigmentantes. Cuidado para as peles que ficam facilmente irritadas com o uso de produtos cosméticos. Na dúvida, podem começar pela versão Transition da mesma marca e gama.
Para manchas mais ligeiras, este creme alia a viniferina ao ácido glicólico; permitindo também esfoliar a pele.
The Ordinary Azelaic Acid Suspension 10%
A melhor opção económica que encontrei. Este creme-gel, cujo nome diz tudo o que precisam de saber, pode ser usado também de manhã.

  • Refirmante
Com as mesmas ressalvas feitas para os séruns desta categoria:



Lancôme Rénergie Multi-Lift creme
Caro, verdade; mas é provavelmente o creme acerca do qual tenho melhor feedback neste aspeto. A versão ultra não é igual, e por isso é a única vez que me vão ver dizer para escolher especificamente um boião.

Frezyderm Botulin effect cream
O nome diz tudo certo? Este produto deve a ação a uma combinação de extratos vegetais e polímeros tensores.

Olay Regenerist Creme de Rosto Noite 3 Áreas
A opção menos impactante, mas económica. Além de possuir algum efeito tensor, este creme contém ainda uma elevada concentração de niacinamida.

 

Protetor solar

Indispensável no contexto de prevenção e correção dos sinais da idade. Não é necessário usar um protetor com ação específica anti-idade; mas é essencial usá-lo todos os dias.
Não gostam de aplicar muitos produtos? Nesse caso, sugiro substituir o hidratante de dia por um protetor solar. Para não me repetir, podem conhecer todas as sugestões para os diversos tipos de pele nesta publicação.


Contorno de olhos

Em muitos casos, podem usar o mesmo hidratante e/ou sérum para o rosto e contorno de olhos. Existem no entanto algumas exceções, para as quais vos deixo sugestões (algumas  outras estão mais abaixo, nos produtos “flash”):

Martiderm Expression contorno de olhos
Para contrariar as rugas de expressão e prevenir o aparecimento de rugas estáticas. Contém peptídos de ação “botox-like” e ácido hialurónico.
La Roche Posay Redermic R contorno de olhos
Se não toleram conentrações elevadas de retinol nesta zona, ou pretendem tratar dos sinais do envelhecimento de forma localizada. Este produto contém apenas 0,1% retinol
Lierac Dioptifatigue
Para quem procura apenas prevenção e redução dos sinais do cansaço nesta zona. Contém ácido hialurónico, cafeína e vitamina C estabilizada, vitamina E e extrato de ruscus.
CeraVe Creme para contorno de olhos
Se o conrorno de olhos é especialmente sensível ou não pretendem investir, esta é a minha opção. Niacinamida numa concentração elevada, e uma formulação minimalista que não tratá irritações.
Isdinceutics K-Ox
Não depositaria muitas expectativas em produtos para o combate às olheiras, com exceção para a maquilhagem. No âmbito do cuidado da pele, este é aquele do qual tenho melhor feedback. Contém um análogo da vitamina K, opacificantes que reduzem o tom da olheira, e ácido hialurónico.

The Inkey List Caffeine
Para além de conter cafeína, este produto contém péptidos de ação botox-like, e que atuarão sobre as rugas de expressão.

Específicos e ação “flash”
  • Esfoliação intensa
Esta é a forma mais rápida de tornar a pele imediatamente mais lisa, luminosa e de tom uniforme. No entanto, não é para uso diário; sob pena de ficarem sem ela. Em todos os produtos, mas especialmente nestes; é da maior importânca que consultem as instruções de utilização da embalagem, e que suspendam a utilização caso a pele apresente irritação persistente.

Neostrata Resurface gel alta potência antirrugas com AHAa 20%
Uma vez mais, o nome diz tudo. Contém 18% ácido glicólico e 2% ácido lactobiónico. Pele sensível? É para esquecer.

Martiderm Night renew ampolas ”peeling” / sérum
Uma opção mais ligeira, mas nem por isso pouco eficaz. Contém uma combinação de vários alfa-hidroxiácidos (AHA), e as concentrações não serão tão elevadas. Existe também em formato sérum.

The Ordinary AHA 30% + BHA 2% Peeling Solution
Outra “bomba”, a um preço simpático, e para usar apenas de vez em quando. Contém também diversos AHA, em concentrações mais ligeiras, mas também ácido salicílico a 2%.

 
  • Rugas

Os produtos de ação curta, mas que fazem quase milagres por algumas horas. Porque afinal de contas, os milagres não existem.

Remescar pés de galinha
Funciona lindamente, mas infelizmente não é compatível com grande parte da maquilhagem, pelo que devem considerar o que preferem usar. Existe também uma produto para papos e olheiras da mesma marca.
Vichy Liftactiv micro hyalu patches
Estes patches pelo contrário dão-se lindamente co  produtos de maquilhagem, e a sua ação pode durar uns 2/3 dias. Review completa aqui.
Avene Physiolift Precision preenchimento
Para preencher as rugas localizadas em todo o rosto.
  • Firmeza


Lancôme Rénergie multi-lift máscara efeito lifting 

Tal como o creme, esta máscara possui uma ação tensora. Deve ser usada durante a noite, mas não dará conforto a uma pele especialmente seca.
Sesderma Daeses serum ampolas
Uma vez mais, com DMAE e polímeros tensores.
Comodynes Beauty-flash spray
Aplica-se como um sérum na pele seca, e provoca um efeito tensor imediato.
  • Tez baça e desidratação
Vichy Liftactiv fresh shot 
Um produto para ser usado em 10 dias (dura bem mais), com 15% de vitamina C, 0,5% de vitamina E, 0,25% de pycnogenol, 0,2% de neohesperidina e  0,1% de ácido hialurónico. Review completa aqui.
Martiderm flash ampolas/sérum
Podem ser adquiridas em ampola individual, em caixa e agora também em sérum. Iluminam e tensionam levemente a pele, proporcionando mais luminosidade e suavidade.

Estas ampolas hidratam e iluminam a pele de forma notável, preenchendo as linhas finas. Contêm 5% de ácido ascórbico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.