Pele de galinha a todo o momento? Provavelmente é queratose pilar, e tem solução.

O que é?

queratose pilar

A queratose pilar consiste no desenvolvimento de obstruções de queratina dos folículos pilossebáceos, com cerca de 1 a 2 mm de diâmetro. Estas assemelham-se a “pele de galinha” ou a pequenas borbulhas. Trata.se de uma condição muito comum, e inofensiva. Por vezes, a pele em torno do folículo pode inflamar, gerando vermelhidão e comichão.

A queratose pilar tende a aparecer nos braços e pernas, podendo por vezes desenvolver-se nas bochechas e tronco. Surge geralmente surge antes dos 2 anos ou na adolescência, podendo continuar a manifestar-se ao longo da idade adulta.

Em muitas pessoas, a queratose pilar parece estar mais associadas ao tempo frio e a situações em que esta pele do corpo se encontra mais seca.

Como prevenir?

Para reduzir a aparência da queratose pilar, a prioridade é desobstruir o folículo, quando esta se encontra visível, e prevenir nova obstrução, no caso de prevenção. Assim, os produtos a utilizar serão sensivelmente os mesmos, variando as concentrações dos ingredientes usados.

  • Esfoliação

Estes produtos devem ser usados aquando da higiene da pele, nas zonas com queratose pilar. Posteriormente, é importante hidratar a pele com um creme ou loção. A sobreposição de produtos contendo esfoliantes pode gerar irritação.

Martiderm esfoliante corporal

Gosto deste esfoliante por ter 2% de ácido salicílico e grânulos de vários tamanhos. Se a pele não estiver bem molhada pode tornar-se agressivo… Mas se o usarem “com carinho”, terá um excelente efeito na aparência da queratose pilar.

Garnier PureActive Intensive

É um produto de rosto, com 2% de ácido salicílico, e bastante económico. Pessoalmente, sinto que tem demasiado mentol, e acho-o muito irritante para o seu propósito original. Mas a menos que tenham uma pele muito sensível, podem perfeitamente usá-lo no corpo.

La Roche Posay Effaclar micropeeling

Este produto possui igualmente ácido salicílico, mas não contém partículas que proporcionam esfoliação física. Para uma pele sensível, será mais indicado.

  • Hidratação

Para mim, estes são os melhores cremes para queratose pilar, e outras hiperqueratoses (calcanhares, cotovelos, etc.), bem como para reduzir os pêlos encravados (foliculites). Estes produtos têm um papel simultâneo de hidratação e esfoliação, podendo substituir os anteriores. Dependendo da concentração de ativos, podem ou não ser usados diariamente (ver descrição).

Cien Urea 10%

Não preciso de explicar porque é que escolhi este produto pois não? Barato e ideal para quem procura um hidratante diário que previna a acumulação de queratina! A maioria das pessoas conseguirá mesmo aplicar em combinação com esfoliantes, sem sofrer qualquer irritação.

CeraVe SA Smoothing Cream

Além da ureia a 10%, este hidratante contém também ácido salicílico que auxilia na promoção da esfoliação da pele. Deixa ainda a pele hidratada por muito tempo.

Babaria Urea Anti-gretas

Um produto com excelente relação qualidade/preço, que será indicado para uma fase inicial. Não aconselho que o combinem com um esfoliante no mesmo dia, nem que o usem diariamente.


por

Etiquetas:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *