Estes ingredientes têm um efeito tensor sobre a pele, reduzindo também o extravasamento de sangue através dos capilares sanguíneos. São vulgarmente comercializados em misturas de ingredientes, das quais se destacam as seguintes:
Contém uma associação de dois peptídeos Pal-GHK (Palmitoyl oligopeptide) e Pal-GQPR (Palmitoyl Tetrapeptide-7), com N-hidroxisuccinimida (NHS) e crisina, um flavonóide.
Nesta mistura detsacam-se os péptidos Palmitoyl Tripeptide-1 e Palmitoyl Tetrapeptide-7
- Vitamina K
Esta vitamina é essencial para a formação de coágulos sanguíneos, e por isso pensou-se que pudesse ajudar também a travar os derrames nesta zona. No entanto, ainda não é claro o impacto que a sua aplicação tópica tem na redução do aspeto das olheiras.
Estes ingredientes, que nos cosméticos podem estar sob a forma de retinaldeído, retinol ou derivados do ácido retinóico, atuam na redução da pigmentação, esimulam a produção de colagénio e elastina na derme, e promovem também a renovação das camadas superiores da pele.
Podem provocar alguma irritação em algumas pessoas, dependendo da sensibilidade da pele.
 |
Arnica |
- Arnica (Arnica montana)
- Ginkgo (Ginkgo biloba)
- Gilbardeira (Ruscus aculeatus)
- Castanheiro da Índia (Aesculus hippocastanum)

Contêm
compostos venotónicos que reforçam as paredes dos capilares, têm também
propriedades antioxidantes e podem também
atenuar a
inflamação.
- Uva ursina (Arctostaphylos uva-ursi)
- Amora (Morus bombycis)
- Soja (Glycine max)
- Licorice (Glychirriza glabra)
- Mirtilo (Vaccinium angustifolium)
Estes extratos podem ajudar a reduzir o excesso de pigmentação na pele, dando-lhe um aspeto mais luminoso.
Se a pigmentação é uma das principais causas para o aparecimento de olheiras, a proteção solar é sem dúvida um dos principais preventivos para o seu aparecimento. Além disso, uma pele protegida do sol envelhece mais lentamente, permanecendo mais firme e opaca à aparência dos capilares sanguíneos.
Estes ingredientes permitem uniformizar a pele e preencher as rídulas, diminuindo as sombras que possam escurecer a pele da pálpebra.
- Pigmentos e corantes
Podem ser óxidos minerais (ferro, zinco), micas ou corantes, e tal como nas bases de maquilhagem e corretores de olheiras dão uma ajuda preciosa no disfarce das olheiras. Estes ingredientes iluminam a pele, refletem a luz ou mudam a sua tonalidade disfarçando a coloração mais escura.
Inchaço da pálpebra
As suas propriedades vasoconstritoras poderão atuar na redução do extravasamento de fluído, o que reduziria o inchaço das pábpebras. Além disso, a cafeína tem propriedades antioxidantes que podem acrescentar valor à formulação.
Também neste caso são muitas vezes usadas
saquetas de
chá preto ou
chá verde para atingir o mesmo efeito. Mas em princípio, a
concentração deste ingrediente
no chá será menor do que num produto cosmético.
 |
Cavalinha |
- Extratos vegetais
- Hera trepadeira (Hedera helix)
- Dente de leão (Taraxacum adamii)
- Cavalinha (Equisetum arvense)
Usados quando há perda de firmeza pela pele, já que têm alguma ação no aumento da produção de fibras de colagénio e elastina. Uma pele mais firme é também mais resistente à deformação.
- Camomila (Matricaria recutita)
Tem um ação calmante, ajudando a reduzir a vermelhidão e a atenuar a inflamação que pode estar a causar inchaço.
Também neste caso, muitas pessoas recorrem às saquetas de chá, sobretudo frias.
- Produtos e aplicadores refrescantes
A sensação de frio ajuda a contrair os capilares sanguíneos, travando a saída de fluídos que provoca o inchaço. Isto permite um alívio imediato, mas que durará também pouco tempo.
Deixe uma resposta