
Assim, se tem cabelo oleoso deve escolher um champô com destinado para esse fim e usá-lo dirariamente, a menos que o seu cabelo ou couro cabeludo se torne demasiado seco ou áspero. Nesse caso, pode alternar o champô para cabelo oleoso com outro para cabelo normal dia sim dia não ou de 2 em 2 dias. Esta combinação de champôs vai depender da forma como o seu cabelo reage às lavagens, e por isso deverá escolher a que melhor se adequa a si.
- Como escolher
Seja qual for a combinação que escolher, deve evitar produtos publicitados como “hidratante“, “2 em 1“, “nutritivo” ou “para cabelo ondulado e encaracolado“, que contêm uma grande percentagem de ingredientes amaciadores que se irão depositar na raiz do cabelo, retirand-lhe volume ao cabelo.
Para escolher um champô para cabelo oleoso são preferíveis os produtos em que este tipo de cabelo é mencionado, ou aqueles que promovem o “volume“, “leveza“, “ação purificante” ou “frescura“.
Seja qual for o aspeto da haste do cabelo, isso estará apenas a cargo do amaciador, e eventualmente de outros produtos que use depois da lavagem.
- Frequência de lavagem
- Como lavar
- Começar por pentear o cabelo seco, para remover o excesso de poeiras, células mortas e oleosidade;
- Molhá-lo bem antes de aplicar qualquer produto;
- Aplicar e massajar muito bem o champô por toda a cabeça, lavando depois o resto do cabelo;
- Remover muito bem todo o produto;
- Se o cabelo estiver muito sujo, pode fazer uma segunda lavagem
Condicionador
Este produto é essencial para quem tem cabelo comprido, mas também pode ser muito benéfico para todas as pessoas que sintam que o cabelo fica particularmente seco, áspero e difícil de pentear quando lavado frequentemente. O condicionador destina-se exclusivamente a revestir e amaciar a haste do cabelo, deixando um resíduo de produto à sua superfície mesmo após o enxaguamento. Por este motivo, e para que o cabelo já oleoso não “pese” ainda mais, este produto deve ser aplicado tão longe da raíz quanto possível.
Quando o cabelo é particularmente fino ou tem muito pouco volume, pode ser interessante optar por um produto sem silicones. Estes amaciadores devem a sua capacidade condicionadora maioritariamente aos tensioativos catióticos (carga positiva), os Polyquaterniums (-ium), deixando o cabelo menos “pesado” do que este ficaria com um condicionador normal.
Styling
Se precisa de recorrer a produtos de styling para pentear o cabelo após a lavagem, será preferível optar por texturas leves como sprays ou mousses, evitando cremes, óleos ou ceras que retiram volume e quando somados ao excesso de oleosidade podem fazer com que o cabelo pareça sujo mais rápido.
Champô seco
Deixe uma resposta