Pode parecer um conceito irónico, sobretudo para quem sempre teve pele oleosa e vê na limpeza a melhor forma de se ver livre de qualquer tipo de gordura…
A diferença mais óbvia entre óleos e bálsamos está na consistência, sendo que os bálsamos são constituídos por gorduras que se mantêm no estado sólido à temperatura ambiente (e quando em contacto com o corpo tendem a tornar-se menos viscosos).
A química diz-nos que semelhante dissolve semelhante, neste caso, que um óleo se dissolve noutro óleo. E uma vez que tanto a barreira hidratante produzida pela nossa pele como a maquilhagem que utilizamos são em parte constituídas por óleos, estas porções conseguem ser “arrastadas” por eles, e eliminadas aquando do enxaguamento.
- Num único passo podem remover tanto o protetor solar e a maquilhagem, sobretudo à prova de água, como a restante sujidade retida na pele
- Embora sejam enxaguados, os óleos e bálsamos de limpeza depositarão sempre algum resíduo à superfície da pele. Dependendo da sua proveniência, alguns óleos podem depositar ácidos gordos e outros lípidos com potencial anti-inflamatório, como por exemplo o ácido linoleico do óleo de cártamo (Carthamus tinctorius).
- Quando a pele tende a ser oleosa, o mínimo resíduo de óleo à sua superfície pode tornar-se desconfortável ou até agravar a acne, se for comedogéniro e não for removido. A comedogénese é algo que varia de pessoa para pessoa, por isso é necessário ter cuidado.
- Alguns produtos podem conter óleos essenciais na sua composição, que em determinados casos poderão sensibilizar a pele
- Pele seca, que tende a repuxar após a limpeza à base de produtos aquosos
- Pele sensível e reativa aos produtos de limpeza aquosos (estes tensioativos tendem a ser quimicamente diferentes)
- Pele oleosa, se o produto for constituído por óleos não comedogénicos, ou usado numa primeira limpeza
- Eliminar a maquilhagem mais pesada, de uma forma delicada (sem necessitar de esfregar). Se a pele permancer oleosa ou com resíduo, uma segunda limpeza com um gel, leite ou água micelar poderá retirar o excesso do primeiro produto. No fundo, é o que grande parte das pessoas já faz com um desmaquilhante…
- Pessoas que tenham preferência por produtos oleosos

Deixe um comentário