O conceito de “pele sensível” ainda é muito debatido pela comunidade científica, mas atualmente tem sido definido como sendo uma tendência da pele para apresentar desconforto após o contacto com estímulos a que esta é exposta no dia-a-dia (sol, frio, humidade, cosméticos), e que não deveriam causar desconforto algum. Esta reação pode passar por sensação de picada, ardor, calor ou comichão, podendo em alguns casos manifestar-se pelo aparecimento de vermelhidão.

Para a dermatologista Leslie Baumman, o conceito de pele sensível vai um pouco além desta definição, e engloba também as situações em que a pele apresenta alergia, com borbulhas ou manchas vermelhas, ou a tendência para desenvolver acne e rosácea. No fundo, todos estes aspetos vão ter um impacto na escolha dos cosméticos mais adequados para cada pessoa, pelo que a sensibilidade é um ponto importante a considerar aquando da sua aquisição.

Neste questionário será possível identificar se a pele é sensível ou resistente, de acordo com a classificação de Leslie Baumman. No final, sugiro diferentes artigos do blog de acordo com o resultado.

Fica vermelho/a, inchado/a ou com comichão depois de usar produtos de maquilhagem, protetor solar ou outros produtos para a pele?
Apresenta borbulhas na pele?
Os produtos para cuidado da pele (incluindo produtos de limpeza, hidratantes, tónicos e maquilhagem) causam-lhe irritação, comichão, vermelhidão, ardência ou “alergia”?
Já teve diagnóstico de acne ou rosácea?
Tem “alergia” se usar bijuteria ou jóias que não ouro de 18 quilates?
Os protetores solares fazem com que a sua pele, arda, “pique”, fique vermelha ou irritada?
Já teve diagnóstico de dermatite atópica, eczema ou dermatite de contato (erupção cutânea alérgica)?
Com que frequência tem inflamação ou “alergia” no local onde usa anéis?
Os banhos de imersão perfumados, uso de óleo para massagem ou loções corporais causam comichão, ressecamento ou reações alérgicas na pele?
Pode utilizar o sabonete comum de um hotel no seu rosto e corpo, sem ter problemas de “alergia”?
Alguém na sua família tem diagnóstico de dermatite atópica, eczema, asma, e/ou alergias?:
Saber o resultado

Pode explorar os outros parâmetros para a classificação do tipo de pele aqui:

Pt.1| Pele seca ou oleosa?

Pt.3 |Pele pigmentada ou não pigmentada?

Pt.4 |Pele com tendência para enrugar ou firme?


por

Etiquetas:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *